Mobilidade urbana é ampliada devido a investimentos em Águas Claras
Águas Claras passou por uma série de intervenções voltadas à mobilidade urbana nos últimos anos. Dessa maneira, as ações incluem obras viárias, ampliação de calçadas, reforço na infraestrutura cicloviária e implantação de novos modais de transporte.
Terceira Saída de Águas Claras
Nesse sentido, entre os investimentos realizados está a Terceira Saída de Águas Claras, obra que recebeu aporte de R$ 14 milhões. A via atende cerca de 150 mil motoristas que circulam diariamente pela região e passou a integrar o sistema de acesso e saída da cidade.
Além disso, a estrutura é composta por duas pistas, cada uma com duas faixas de rolamento, ciclovia, rotatória, sinalização horizontal e vertical, passagem de fauna e bolsão de estacionamento com mais de 200 vagas. A intervenção reorganizou o fluxo de veículos e ampliou as alternativas de deslocamento.
Ônibus Zebrinha
Dessa forma, o transporte coletivo também recebeu reforço com a implantação do Zebrinha, serviço que opera com integração ao Metrô e às linhas de ônibus que atendem Águas Claras. Portanto, o modelo permite conexão entre estações e áreas residenciais, ampliando a rede de circulação dentro da região administrativa.
A cidade também passou a contar com o serviço de patinetes elétricos, utilizado principalmente em deslocamentos curtos. Logo, a modalidade passou a compor as opções de transporte urbano e integra o sistema de mobilidade compartilhada.
Construção de calçadas
Na infraestrutura para pedestres, foram construídos aproximadamente 40 mil metros quadrados de calçadas nos últimos seis anos, com investimento de cerca de R$ 2 milhões. A princípio, as intervenções contemplam áreas residenciais e comerciais, ampliando a circulação a pé.
Desse modo, a ampliação da malha cicloviária segue em execução, com foco na conexão entre estações de metrô, áreas comerciais e bairros da cidade. E assim, o planejamento prevê a integração entre ciclovias e demais modais existentes.
Outros projetos estão em fase de estudo, entre eles a implantação de novos bolsões de estacionamento no Parque Central, com o objetivo de organizar a ocupação de veículos na área.
Em síntese, o Detran-DF mantém atuação contínua na região administrativa, com ações educativas e fiscalização voltadas ao cumprimento das normas de trânsito, incluindo a coibição de estacionamento irregular.
Por fim, a Administração Regional acompanha as intervenções e informa que as ações integram o planejamento de mobilidade da cidade.
*Com informações da Administração Regional de Águas Claras.
Por: Maria Luiza Couto.
Acompanhe o DFÁguasClaras nas redes sociais e fique bem informado sobre tudo o que acontece na cidade.
Participe dos nossos grupos de WhatsApp: Grupos de WhatsApp
Envie reclamações ou solicitações pelo WhatsApp (61) 98354-2244
Ou pelo e-mail: escritoriodfac@gmail.com
Instagram: @dfaguasclaras
DFÁguasClaras — Na luta por uma cidade melhor.
O post Mobilidade urbana é ampliada devido a investimentos em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








