Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Vigilância Ambiental realiza vistoria e orienta moradores sobre controle de caramujos em Águas Claras

Vigilância Ambiental realiza vistoria e orienta moradores sobre controle de caramujos em Águas Claras

Após o registro da presença de caramujos em terreno na Quadra 203 de Águas Claras, a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma vistoria técnica no local. Durante a ação, os agentes coletaram alguns animais encontrados no espaço.

Além disso, a Vigilância Ambiental informou que vai solicitar à administração regional a roçagem do mato no local. Com isso, a medida busca manter a limpeza e, principalmente, reduzir o risco de proliferação dos caramujos, que se desenvolvem, sobretudo, em ambientes úmidos e com vegetação alta.

Terreno já havia sido alvo de reclamações anteriores

Vale lembrar que a área vistoriada nesta sexta-feira, já havia sido tema de reportagem publicada pelo DFÁguasClaras em 6 de janeiro de 2026. Na ocasião, moradores da Quadra 203 denunciaram uma infestação de caramujos africanos em um lote abandonado, além da presença de ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos.

Naquele momento, os relatos indicavam que o avanço dos caramujos já atingia condomínios vizinhos e áreas públicas, como a Praça Andorinha, elevando o risco à saúde pública. Diante da falta de manutenção do terreno, síndicos e moradores chegaram a realizar intervenções emergenciais para tentar conter a proliferação, mesmo sem que a responsabilidade fosse deles.

Agora, com a nova vistoria realizada pela Vigilância Ambiental da SES-DF, a equipe reforçou as orientações técnicas, executou a coleta de animais encontrados. Ainda assim, o órgão alerta que as medidas precisam ser contínuas para evitar o reaparecimento da infestação.

Vigilância orienta população sobre riscos e cuidados

Diante desse cenário, a equipe reforça que não recomenda a coleta dos caramujos sem o uso de luvas ou equipamentos de proteção. Segundo os técnicos, o manuseio inadequado pode representar riscos à saúde e, consequentemente, favorecer a disseminação do animal caso o descarte ocorra de forma incorreta.

Medidas de prevenção e controle

Para conter a infestação, a Vigilância Ambiental orienta os moradores a adotarem os seguintes procedimentos:

Primeiramente, utilizar luvas de limpeza para coletar todos os caramujos e ovos e colocá-los em um balde. Os ovos apresentam coloração branco-amarelada e permanecem semienterrados no solo.
Em seguida, esmagar todo o material coletado com martelo, pedaço de madeira ou objeto similar.
Logo após, preparar uma solução de cloro, na proporção de três partes de água para uma de cloro, adicionar ao balde, tampar e deixar o material de molho por 24 horas.
Depois desse período, ainda utilizando luvas, drenar a solução de cloro.
Na sequência, colocar os caramujos e ovos esmagados em um saco resistente e descartar no lixo comum, conforme orientação do Brasília Ambiental.
Como alternativa, os moradores podem enterrar o material longe de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.
Por fim, descartar o líquido drenado em valas com profundidade entre 80 centímetros e 1,5 metro, revestidas com cal virgem, que impermeabiliza o solo e evita a atração de outros animais.
Esses procedimentos, por sua vez, devem ser repetidos periodicamente, enquanto durar a infestação.

Manutenção do ambiente reduz riscos

Por último, a Vigilância Ambiental reforça que a manutenção do ambiente é fundamental. Nesse sentido, a equipe orienta os moradores a eliminarem possíveis esconderijos, como materiais de construção armazenados, entulhos e vegetação alta. Além disso, recomenda atenção especial a locais úmidos, que favorecem a presença dos caramujos.

*Com informações da SES-DF.

Por: Rafaella Iack.

 

Acompanhe o DFÁguasClaras nas redes sociais e fique bem informado sobre tudo o que acontece na cidade.

Participe dos nossos grupos de WhatsApp: Grupos de WhatsApp

Envie reclamações ou solicitações pelo WhatsApp (61) 98354-2244

Ou pelo e-mail: escritoriodfac@gmail.com

Instagram: @dfaguasclaras

DFÁguasClaras — Na luta por uma cidade melhor.

O post Vigilância Ambiental realiza vistoria e orienta moradores sobre controle de caramujos em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights