Neoenergia aponta Águas Claras como uma das regiões mais afetadas por furtos de cabos no DF
Além de ocorrências pontuais, como a registrada na noite de quinta-feira (22), a Neoenergia Brasília alerta para o aumento expressivo dos furtos e tentativas de furto de cabos elétricos no Distrito Federal em 2025.
Conforme dados da distribuidora, foram 1.108 ocorrências registradas entre furtos efetivos e tentativas, o que representa uma média superior a três casos por dia. Como consequência, ao longo do ano, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia impactado.
Nesse cenário, o Plano Piloto, incluindo Asa Norte e Asa Sul, concentrou 602 ocorrências e segue como a região mais crítica. Em seguida, Águas Claras aparece em segundo lugar, com 120 registros de furtos e tentativas apenas em 2025.
“O furto de cabos atinge diretamente a população. Cada ocorrência provoca interrupções no fornecimento, oscilações e até queima de equipamentos, afetando milhares de clientes. O serviço para recompor a rede elétrica é complexo e pode levar horas, comprometendo a qualidade da energia entregue aos consumidores”, afirma Hudson Thiago, gerente da Neoenergia.
Furtos aumentam em 2025
Em relação aos furtos efetivos, a Neoenergia contabilizou 391 ocorrências em 2025, um crescimento de 49% em comparação com 2024. Ainda assim, os crimes geraram prejuízo estimado de R$ 717,8 mil, valor semelhante ao do ano anterior.
No ano passado, a distribuidora registrou 263 furtos efetivos, com prejuízo estimado em R$ 793,6 mil. Dessa forma, a comparação entre os dois períodos indica uma mudança no perfil dos crimes, com foco em materiais de menor valor unitário, como fios de cobre, que os criminosos conseguem subtrair e revender com mais facilidade.
De acordo com o monitoramento da empresa, pessoas em situação de rua e quadrilhas especializadas concentram a maior parte das ações criminosas, muitas vezes atuando sob encomenda específica do material furtado.
Neoenergia intensifica ações de prevenção
Diante desse cenário, a Neoenergia atua em parceria com as forças de segurança para combater os furtos de cabos e reforça que o problema envolve diretamente a segurança pública. Em 2024, operações conjuntas reduziram em 14% os furtos efetivos, na comparação com 2023.
Já em 2025, com o crescimento das ocorrências, a distribuidora intensificou ações de monitoramento e prevenção, com o objetivo de reduzir os impactos aos clientes e garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal.
*Com informações da Neoenergia.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Neoenergia aponta Águas Claras como uma das regiões mais afetadas por furtos de cabos no DF apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








