Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Neoenergia aponta Águas Claras como uma das regiões mais afetadas por furtos de cabos no DF

Neoenergia aponta Águas Claras como uma das regiões mais afetadas por furtos de cabos no DF

Além de ocorrências pontuais, como a registrada na noite de quinta-feira (22), a Neoenergia Brasília alerta para o aumento expressivo dos furtos e tentativas de furto de cabos elétricos no Distrito Federal em 2025.

Conforme dados da distribuidora, foram 1.108 ocorrências registradas entre furtos efetivos e tentativas, o que representa uma média superior a três casos por dia. Como consequência, ao longo do ano, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia impactado.

Nesse cenário, o Plano Piloto, incluindo Asa Norte e Asa Sul, concentrou 602 ocorrências e segue como a região mais crítica. Em seguida, Águas Claras aparece em segundo lugar, com 120 registros de furtos e tentativas apenas em 2025.

“O furto de cabos atinge diretamente a população. Cada ocorrência provoca interrupções no fornecimento, oscilações e até queima de equipamentos, afetando milhares de clientes. O serviço para recompor a rede elétrica é complexo e pode levar horas, comprometendo a qualidade da energia entregue aos consumidores”, afirma Hudson Thiago, gerente da Neoenergia.

Furtos aumentam em 2025

Em relação aos furtos efetivos, a Neoenergia contabilizou 391 ocorrências em 2025, um crescimento de 49% em comparação com 2024. Ainda assim, os crimes geraram prejuízo estimado de R$ 717,8 mil, valor semelhante ao do ano anterior.

No ano passado, a distribuidora registrou 263 furtos efetivos, com prejuízo estimado em R$ 793,6 mil. Dessa forma, a comparação entre os dois períodos indica uma mudança no perfil dos crimes, com foco em materiais de menor valor unitário, como fios de cobre, que os criminosos conseguem subtrair e revender com mais facilidade.

De acordo com o monitoramento da empresa, pessoas em situação de rua e quadrilhas especializadas concentram a maior parte das ações criminosas, muitas vezes atuando sob encomenda específica do material furtado.

Neoenergia intensifica ações de prevenção

Diante desse cenário, a Neoenergia atua em parceria com as forças de segurança para combater os furtos de cabos e reforça que o problema envolve diretamente a segurança pública. Em 2024, operações conjuntas reduziram em 14% os furtos efetivos, na comparação com 2023.

Já em 2025, com o crescimento das ocorrências, a distribuidora intensificou ações de monitoramento e prevenção, com o objetivo de reduzir os impactos aos clientes e garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal.

*Com informações da Neoenergia.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

X (ex-Twitter): @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post Neoenergia aponta Águas Claras como uma das regiões mais afetadas por furtos de cabos no DF apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights