Faixas de pedestres apagadas preocupam moradores de Águas Claras
Com a chegada do período chuvoso, motoristas enfrentam pistas escorregadias e precisam redobrar a atenção. No entanto, o risco não atinge apenas quem dirige. Em Águas Claras, pedestres convivem diariamente com faixas de pedestres apagadas ou sujas, o que dificulta a visualização e, consequentemente, aumenta o perigo de acidentes.
Além disso, durante as chuvas, a água se mistura à poeira acumulada nas vias e compromete ainda mais a visibilidade da sinalização horizontal, deixando vários pontos praticamente invisíveis. Com as faixas mais difíceis de serem vistas, muitos motoristas acabam não percebendo ou não prestando atenção à travessia e deixam de parar, o que obriga pedestres a aguardarem mais tempo para atravessar, uma reclamação recorrente dos moradores de Águas Claras.
Detran prevê revitalização das faixas
Diante desse cenário, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que está revitalizando faixas de pedestres de Águas Claras. Em seguida, o órgão também pretende recuperar lombadas e outros pontos que necessitam de manutenção.
De acordo com o Detran-DF, as equipes executam as faixas em material termoplástico com microesferas de vidro, tecnologia que garante alta refletância e maior durabilidade. Ainda assim, o órgão explica que a estiagem prolongada no Distrito Federal provoca o acúmulo de poeira e resíduos sobre a pintura, o que temporariamente reduz a visibilidade, embora a sinalização continue íntegra.
Faixa na Avenida Jequitibá
Enquanto isso, na Avenida Jequitibá, em frente ao Colégio Ideal, o poder público implantou recentemente uma nova faixa de pedestres. Apesar do avanço, o local ainda não conta com rampa de acessibilidade, o que dificulta a travessia de pessoas com deficiência e com carrinho de bebê.
Por esse motivo, a equipe do DFÁguasClaras já encaminhou a demanda aos órgãos responsáveis e cobra a complementação do serviço, especialmente por se tratar de uma área escolar que atende pessoas com deficiência.
Rampa em cronograma de obras
Em resposta à demanda sobre a ausência de acessibilidade na nova faixa de pedestres da Avenida Jequitibá, a Administração Regional de Águas Claras informou que a equipe de obras e zeladoria já realizou a vistoria no local e incluiu o serviço no cronograma de execução.
Segundo a Ouvidoria do órgão, a organização dos trabalhos ocorre de forma gradual por causa do período chuvoso, que impacta diretamente intervenções desse tipo. Ainda assim, a administração afirma que acompanha o caso para que a implantação da rampa de acessibilidade seja realizada o quanto antes.
Mapa colaborativo
Por fim, a participação é da população! Você que mora em Águas Claras e percebeu alguma faixa de pedestres suja, apagada ou precisando de revitalização perto da sua casa? Envie a demanda pelo Mapa de Demandas do DFÁguasClaras. Nossa equipe vai acompanhar os encaminhamentos e seguir, como sempre, de olho nos problemas da cidade, buscando soluções junto aos órgãos responsáveis.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Faixas de pedestres apagadas preocupam moradores de Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








