Audiência Pública em Águas Claras define rumo da “Rua do Lazer”
A audiência pública realizada na quarta-feira (22), discutiu a criação da “Rua do Lazer” em Águas Claras e reuniu moradores, produtores culturais e representantes do governo local, em um debate marcado por opiniões divergentes. O encontro buscou definir o futuro da iniciativa em meio às crescentes reclamações sobre o barulho de eventos realizados na Boulevard Norte, entre a Avenida Parque e a Rua das Paineiras.
Detalhes da audiência
A Administração Regional de Águas Claras realizou a audiência no dia 22 de outubro de 2025, na Faculdade Unieuro, localizada na Avenida das Castanheiras. O evento começou em primeira chamada às 20h e segunda chamada às 20h15, com participação presencial e virtual da comunidade.
A servidora e cerimonialista Daniele Sousa conduziu a sessão e explicou o significado de uma audiência pública, além de apresentar as regras e o formato do encontro. O Administrador Regional, Gilvando Galdino, presidiu a mesa, composta por Glauber Peixoto (Detran/DF), Major Renner (PMDF), Maurício Júnior (SSP/DF), Otto Barros (CONSEG Águas Claras) e Henrique de Araújo (CBMDF), além de servidores da Administração Regional.
Logo no início, Gilvando Galdino cumprimentou os participantes e reforçou que o objetivo era ouvir os moradores e interessados sobre a criação de um espaço público para a Rua do Lazer, garantindo transparência e participação social nas decisões sobre o planejamento urbano da cidade.
Em seguida, a Administração concedeu a palavra de forma alternada aos representantes favoráveis e contrários à criação da Rua do Lazer, permitindo participação democrática e equilibrada. Ao mesmo tempo, moradores que acompanharam a transmissão online também enviaram comentários, dúvidas e sugestões sobre o tema.
Após a oitiva da comunidade, os integrantes da mesa, representantes da Administração Pública, manifestaram seus posicionamentos conforme suas áreas de atuação. Logo depois, o administrador conduziu a votação, que contabilizou os votos presenciais e virtuais.
Por maioria de votos, os participantes aprovaram a criação da Rua do Lazer, com a ressalva de que o local ainda será definido. Gilvando Galdino informou que a Administração realizará uma nova reunião com a comunidade para escolher o espaço ideal, de forma harmônica e equilibrada.
A Ata completa da audiência está disponível aqui.
Impacto do som e o direito ao descanso
Durante as falas, moradores reforçaram que o principal problema não está na realização dos eventos, mas na potência sonora dos shows, que causa “barulho excessivo” e dificulta até a conversação dentro das residências próximas.
Além disso, um membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) explicou que o som reverbera nos prédios por causa da localização elevada da via onde atualmente se encontra a Rua do Lazer. Ele criticou a desproporção entre a estrutura de som (“gigante”) e o público (“minúsculo, às vezes com cerca de 100 pessoas”).
Outros moradores também destacaram a falta de equipamentos culturais na cidade, como teatros e arenas, o que obriga a realização de eventos em áreas próximas a prédios residenciais. Essa ausência, segundo eles, acaba gerando conflitos entre o lazer e o direito ao sossego.
Cultura como emprego, inclusão e desafio demográfico
Por outro lado, artistas e produtores culturais defenderam a continuidade dos eventos e ressaltaram a importância da economia criativa para a geração de empregos, a saúde mental e a inclusão social. Eles lembraram que Águas Claras é uma cidade altamente verticalizada, o que torna mais difícil encontrar locais adequados para eventos sem impactar os moradores.
Além disso, os produtores reforçaram que a cultura movimenta a economia e gera renda para músicos, técnicos, ambulantes e diversos profissionais. Eles defenderam que os eventos promovem diversidade e acolhimento social, especialmente para a comunidade LGBT+.
Segundo os organizadores, muitas pessoas que reclamam nas redes sociais nunca participaram dos eventos e desconhecem a programação familiar, as feiras de economia criativa e as atividades voltadas a pessoas com deficiência (PCDs).
Parque Central
A CODEMA e outros participantes concordaram que a solução definitiva depende da implantação do Parque Central de Águas Claras, projeto aguardado há anos pela população. Atualmente, o espaço da Rua do Lazer fica dentro da área destinada ao Parque Urbano, e não ao Parque Ecológico, o que permite o uso para eventos culturais e esportivos.
O projeto do Parque Central prevê teatro de arena, biblioteca, quadras, vilas olímpicas e áreas para eventos de pequeno, médio e grande porte. Durante a audiência, comunidade e produtores culturais apelaram ao GDF para acelerar a construção do parque e garantir um local fixo e adequado para as manifestações culturais.
Assim, os participantes defenderam que o avanço do projeto pode representar uma solução duradoura para o convívio equilibrado entre lazer, cultura e descanso na cidade.
Próximos passos
Ao final da audiência, o Administrador Regional, Gilvando Galdino, reafirmou o compromisso da gestão em tratar todos os pagadores de impostos de forma igualitária e em buscar equilíbrio entre cultura e descanso. Segundo ele, a Administração realizará uma nova audiência pública para debater eventos culturais na cidade, com a participação do IBRAM, órgão responsável pela fiscalização de ruído e licenciamento.
Por fim, Gilvando destacou que a Administração continuará promovendo gestão compartilhada e diálogo com a comunidade, para garantir que o lazer, a cultura e a convivência avancem de forma equilibrada em Águas Claras.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Audiência Pública em Águas Claras define rumo da “Rua do Lazer” apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








