Moradora é mordida por rato em Águas Claras e caso gera alerta para controle de pragas
Um rato atacou uma moradora de Águas Claras na Avenida Parque, próximo à Quadra 106, enquanto ela voltava do trabalho, na semana passada. O animal saiu de trás de um contêiner de lixo e mordeu a vítima, que precisou ser levada ao hospital.
“Minha irmã foi mordida por rato aqui na Avenida Parque Águas Claras. Ela estava chegando do trabalho, passando por cima da calçada, o rato saiu de trás do container e foi pra cima dela. Estou indo para o hospital com ela agora. Já pensou se pega uma criança, né…”, relatou a irmã da vítima ao DFÁguasClaras.
Além desse caso, moradores de Águas Claras também têm nos relatado, com medo, sobre o aumento de ratos circulando pelas ruas da cidade.
Administração e Secretaria de Saúde se pronunciam
Diante da situação, a Administração Regional de Águas Claras informou que, ao receber denúncias, aciona a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para que a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL) adote providências.
Por sua vez, a SES-DF destacou que o Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará realiza monitoramentos constantes em Águas Claras. As equipes não apenas identificam riscos, mas também orientam moradores, comerciantes e síndicos. Além disso, a secretaria reforça que o controle de roedores exige a colaboração de toda a comunidade.
Ainda segundo a pasta, as ratazanas se adaptam facilmente ao ambiente urbano e se alimentam de restos de comida humana. Portanto, quanto mais alimento disponível, maior a colônia de roedores. Por essa razão, não é possível erradicar esses animais, mas é viável controlar a população com medidas de antirratização.
Riscos à saúde
A Secretaria também alertou que os roedores podem transmitir doenças como a leptospirose, que ocorre pelo contato com urina contaminada. Para reduzir o risco, recomendam o uso de equipamentos de proteção, como botas, luvas e aventais impermeáveis, especialmente em locais alagados.
Como evitar a proliferação de ratos
Nesse sentido, a Vigilância Ambiental recomenda medidas simples de manejo ambiental:
Conservar o lixo em contêineres com tampa;
Evitar acúmulo de lixo seco por mais de 10 dias;
Retirar a ração dos animais (de estimação) à noite;
Manter terrenos limpos;
Colocar o lixo (em contêineres) próximo ao horário da coleta.
Como denunciar
Por fim, a população pode denunciar casos de infestação de roedores na Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou no site participa.df.gov.br. Outra opção é registrar no Mapa de Demandas do DFÁguasClaras (dfaguasclaras.com.br/demandas-da-cidade), que encaminhamos as solicitações ao núcleo responsável.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Moradora é mordida por rato em Águas Claras e caso gera alerta para controle de pragas apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








