Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Águas Claras intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Águas Claras intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

A Administração Regional de Águas Claras e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensificam a campanha de alerta sobre o sarampo. Com isso, a ação busca conscientizar a população sobre a importância de manter a vacinação em dia, especialmente diante do risco de retorno da doença ao país.

Sarampo: transmissão e sintomas

O sarampo se transmite pelo ar, por meio de tosse, espirros, fala ou respiração de pessoas infectadas. Portanto, basta estar no mesmo ambiente para se contagiar.

Os principais sintomas incluem:

Febre alta
Tosse seca
Irritação nos olhos
Coriza
Manchas vermelhas pelo corpo

Além disso, em casos graves, a doença pode evoluir para pneumonia, inflamação no cérebro (encefalite) e até causar morte.

Vacinação: a prevenção mais eficaz

A vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. Em Águas Claras, a Sala de Vacinação funciona no prédio da Administração Regional, entre a Avenida Boulevard Norte e a Rua Manacá (Lote 02, Bloco 01, CEP: 71936-500). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, enquanto aos sábados, domingos e feriados o espaço permanece fechado.

Quem deve se vacinar:

Crianças e jovens de 1 a 29 anos: 2 doses
Adultos de 30 a 59 anos: pelo menos 1 dose
Trabalhadores da saúde: 2 doses, independentemente da idade

Combate à desinformação

As instituições de saúde enfrentam o desafio da desinformação. Além disso, notícias falsas circulam rapidamente, principalmente nas redes sociais, e colocam a população em risco. Entre os mitos mais comuns estão tratamentos caseiros, a ideia de que vacinas causam autismo e que a imunidade natural supera a vacinal.

Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, alerta:

“Algumas pessoas acreditam que tomar algum chá ou banho caseiro pode ajudar na cura do sarampo. Isso é mito. Enquanto a pessoa perde tempo com soluções que não funcionam, continua circulando em ambientes como escolas, trabalhos e transportes públicos, transmitindo a doença para mais pessoas. O correto é procurar imediatamente uma unidade de saúde.”

Em 2024, o DF aplicou 84,9 mil doses da tríplice viral. Até 6 de setembro de 2025, já registrou 66,3 mil aplicações. Entre crianças de 1 ano, a cobertura vacinal atingiu 97,2% para a primeira dose e 88,3% para a segunda em 2024. Enquanto isso, em 2025, os índices são de 92,7% e 82,6%, respectivamente.

O mito de que vacinas causam autismo surgiu em 1998, com um estudo fraudulento do médico britânico Andrew Wakefield, publicado e depois retratado pela revista The Lancet. No entanto, estudos científicos confirmam que os imunizantes são seguros.

Sarampo: risco real e alerta à população

Tereza Luiza Pereira reforça:

“O sarampo não é uma doença inofensiva, um mito que muitas pessoas pensam. Ele pode levar à morte, especialmente em crianças menores de um ano, pessoas imunodeprimidas e gestantes. Além disso, pode deixar sequelas graves, como a surdez infantil.”

O Brasil havia eliminado o sarampo em 2016, porém a queda da cobertura vacinal permitiu o retorno da doença. Ela continua altamente contagiosa e pode causar complicações graves, como pneumonia e encefalite.

“Se a pessoa apresentar sintomas, deve colocar máscara e procurar imediatamente o serviço de saúde. Não existe chá, banho ou remédio caseiro que substitua a atenção médica. Manter a caderneta em dia é a forma mais segura de proteger a si mesmo e toda a comunidade. Não caia em fake news. Vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor à vida”, reforça a gerente.

Por isso, a Administração de Águas Claras convida todos a irem à sala de vacinação com o cartão de vacinas em mãos. A proteção não é apenas individual, mas coletiva, beneficiando toda a comunidade.

Locais de Vacinação de Rotina.

*Com informações da SES-DF e Adm. Regional de Águas Claras.

 Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post Águas Claras intensifica campanha de vacinação contra o sarampo apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights