Metrô dá primeiro passo e testa biometria pela palma da mão em Águas Claras
O Metrô-DF iniciou, de forma inédita no país, os testes da tecnologia de autenticação biométrica pela palma da mão. Com isso, a proposta permite que usuários acessem o transporte sem apresentar documentos, cartões ou dispositivos móveis.
Além disso, a fase de prova de conceito (POC) começou nesta segunda-feira (1º) e está em operação nas estações Águas Claras e Concessionárias. Inicialmente, idosos, policiais militares e bombeiros podem usar a solução para garantir a gratuidade no transporte.
Como funciona o cadastro
Em primeiro lugar, o usuário cadastra a palma da mão apenas uma única vez para participar. O processo é gratuito e voluntário. Durante o teste, a Companhia protege os dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, a imagem da mão não será compartilhada, vendida ou usada para outros fins.
Enquanto isso, as catracas continuam funcionando normalmente para os demais passageiros durante essa fase experimental.
Inovação e segurança
Segundo o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, a iniciativa reforça o compromisso da Companhia com a modernização do transporte:
“A ideia da Companhia é sempre investir no conforto e na segurança dos usuários. Esse teste pode significar uma parceria futura para que o Metrô-DF implemente uma tecnologia que traga ainda mais comodidade e rapidez no acesso a nossos serviços. Além disso, trata-se de uma inovação, já adotada em metrôs de outros países, que oferece mais proteção aos dados do usuário e evita fraudes na hora da identificação.”
De fato, a tecnologia, chamada Palmee, foi desenvolvida por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ela identifica características únicas da palma da mão para autenticar a identidade, oferecendo praticidade e segurança.
Sem custos para o Metrô-DF
Vale destacar que a parceria garante que a empresa responsável arque integralmente com todos os custos da implementação, operação e suporte do teste, sem gerar despesas para o Metrô-DF durante a fase de prova de conceito.
Biometria em diferentes áreas
Hoje em dia, a biometria já é aplicada em diversos setores, como desbloqueio de celulares e controle de acessos. Entre elas, destacam-se as formas de autenticação por impressão digital, reconhecimento facial, escaneamento da íris e reconhecimento de voz. Agora, o Distrito Federal passa a testar o reconhecimento pela palma da mão em um dos modais de transporte mais utilizados da capital.
*Com informações do Metrô-DF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Metrô dá primeiro passo e testa biometria pela palma da mão em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.