Águas Claras é alvo de operação da PF contra registros profissionais ilegais
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), uma operação nacional contra um esquema criminoso de falsificação e venda de diplomas de ensino superior. Segundo as investigações, os documentos eram usados para obter registros em conselhos profissionais e, consequentemente, permitir o exercício ilegal de diversas profissões.
Ainda de acordo com a PF, ao menos oito pessoas atuavam profissionalmente com registros obtidos por meio de diplomas falsificados. Para combater o esquema, a operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão em dez estados, incluindo o Distrito Federal, com ações em Águas Claras e outras regiões administrativas.
Como funcionava o esquema
Conforme detalhado pelas autoridades, o grupo criava um site falso, hospedado em uma plataforma pública, que simulava um sistema oficial de verificação de diplomas universitários. Nesse ambiente virtual, constavam diplomas em nome de terceiros, que eram comercializados por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
Entre os cursos mais visados estavam: Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração e Educação Física.
Até o momento, a Polícia Federal já identificou pelo menos 33 diplomas fraudulentos ligados ao portal. Além disso, o grupo é investigado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, além da falsificação e comercialização dos documentos.
Consequências
Diante dos fatos, os envolvidos poderão responder por diversos crimes federais, como falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal da profissão e receptação.
Por fim, a Polícia Federal já notificou os conselhos profissionais sobre o esquema e recomendou a adoção de medidas administrativas e disciplinares para os registros obtidos com base em documentação falsa.
*Com informações da PF.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Águas Claras é alvo de operação da PF contra registros profissionais ilegais apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








