Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Águas Claras enfrenta desafios no combate ao descarte irregular de lixo

Águas Claras enfrenta desafios no combate ao descarte irregular de lixo

Mesmo com o aumento das fiscalizações, o Distrito Federal ainda enfrenta dificuldades no combate ao descarte irregular de lixo e entulho. Em Águas Claras, o problema se reflete em terrenos baldios, calçadas e áreas próximas a conjuntos residenciais, onde resíduos descartados de forma inadequada geram impactos ambientais e riscos à saúde pública.

Ações fiscais

De acordo com a Secretaria DF Legal, entre 1º de janeiro e 14 de março de 2025, foram realizadas 914 ações fiscais em todo o DF, sendo 735 vistorias, 141 notificações e 38 multas. Nesse contexto, Águas Claras está entre as regiões mais fiscalizadas, ocupando o quinto lugar no ranking, com 52 ações voltadas ao descarte de resíduos sólidos. Essa iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Contas (MPC) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para monitorar a política ambiental no Distrito Federal.

No entanto, apesar dos esforços, um dos principais desafios ainda é a baixa eficiência da coleta seletiva. Para se ter uma ideia, dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) mostram que apenas 40% dos materiais recolhidos por empresas contratadas são reaproveitados, enquanto cooperativas de catadores atingem um índice superior a 90%.

Impactos

Além disso, outro entrave apontado pelos especialistas é a ausência de indústrias de reciclagem no DF, o que encarece a destinação correta de materiais como o vidro. Como consequência, o descarte irregular contribui para a emissão de gases de efeito estufa e favorece a proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos transmissores da dengue.

Diante desse cenário, em Águas Claras, a Administração Regional, em parceria com órgãos de fiscalização, realiza ações pontuais de limpeza e conscientização. No entanto, para que os resultados sejam efetivos, a participação da população é essencial para reduzir o problema e garantir uma cidade mais limpa e sustentável.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post Águas Claras enfrenta desafios no combate ao descarte irregular de lixo apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights