Comércio em Águas Claras sofre prejuízo com golpe do pix
Um golpista enganou funcionários de estabelecimento comercial em Águas Claras, em golpe envolvendo falsos comprovantes de pagamento via Pix. O caso foi descoberto na semana passada e, desde então, acendeu um alerta para comerciantes da região sobre a necessidade de redobrar a atenção ao receber pagamentos digitais.
Como o golpe aconteceu
De acordo com o proprietário do estabelecimento, o golpista começou a fazer pedidos no dia 12 de janeiro. Ele sempre escolhia as tortas mais caras e não demonstrava preocupação com o valor.
“A gente começou a receber pedidos dessa pessoa, e ela só fazia pedido das tortas mais caras, não perguntava direito o valor nem nada, só falava: manda o Pix. Como a gente já tem muitos pedidos assim, achamos que era só mais um cliente comum”, explicou o empresário Caio Palma.
As compras se repetiram ao longo das semanas, totalizando sete transações. No entanto, algo começou a chamar atenção.
“Uma hora eu comecei a desconfiar. A pessoa mandava os pedidos para lugares muito distantes, como Gama e Sobradinho, sendo que temos unidades mais próximas. Além disso, começou a insistir em estornos, dizendo que não ia mais precisar da encomenda”, relatou.
Em determinado momento, o golpista alegou que havia feito um Pix e pediu o reembolso parcial. Para manter um bom relacionamento com o cliente, o empresário acabou devolvendo R$180,00. No entanto, ao conferir com mais atenção um dos comprovantes recebidos, percebeu algo inusitado.
“Na hora que eu fui conferir, eu abri o comprovante e estava lá: Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Foi aí que vimos que nenhuma das sete transferências havia caído na conta da empresa”, contou.
Ao todo, o prejuízo ultrapassou R$2.500,00.
Prevenção e alerta
Casos como esse têm sido cada vez mais frequentes. Por isso, especialistas recomendam que os comerciantes sempre confiram se a transação realmente está aprovada antes de concluir a venda. A melhor forma de evitar esse tipo de fraude é verificar diretamente no aplicativo do banco ou no extrato bancário se o dinheiro foi depositado.
“O comprovante deveria servir para comprovar a transação. Mas, na correria do dia a dia, a gente acaba confiando nele sem verificar a conta. O problema é que esses comprovantes falsificados são praticamente idênticos aos verdadeiros”, alertou o empresário.
Além disso, algumas medidas podem ajudar a minimizar os riscos, tais como:
Utilizar sistemas de pagamento que confirmam automaticamente a transação;
Treinar a equipe para identificar possíveis fraudes;
Exigir que o cliente faça o pagamento pelo QR Code gerado pelo próprio estabelecimento;
Manter registros detalhados das vendas para auxiliar na identificação de possíveis golpistas.
Investigação
Após perceber o golpe, o empresário tentou contato com o cliente para recuperar o dinheiro, mas foi bloqueado. Diante disso, registrou um boletim de ocorrência e acionou a polícia.
“Eu fiz o B.O., fui atrás pra ver se conseguia reaver o dinheiro e tentei falar com ele numa boa. Mas ele bloqueou a gente no WhatsApp e sumiu”, afirmou.
As autoridades reforçam a importância de que vítimas de golpes semelhantes denunciem imediatamente, pois isso pode ajudar na identificação e responsabilização dos criminosos.
Para o empresário, é essencial que órgãos competentes se mobilizem para combater esse tipo de crime.
“Os golpistas são criativos. Se não for o Pix, daqui a pouco inventam outra forma, como depósito falso. Então, a gente precisa estar atento e as autoridades precisam agir para punir essas pessoas”, concluiu.
Esse episódio serve de alerta para todos os comerciantes que utilizam pagamentos digitais. Ficar atento aos detalhes das transações pode evitar prejuízos financeiros e impedir que novos golpes aconteçam.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: escritoriodfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Comércio em Águas Claras sofre prejuízo com golpe do pix apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








