De Olho na Praça: parquinho danificado e calçadas deterioradas preocupam na Praça Graúna
Moradores da Quadra 209 de Águas Claras procuraram a equipe do DFÁguasClaras e denunciaram as condições da Praça Graúna. O espaço, que deveria servir ao lazer e à convivência, no entanto, apresenta sinais claros de abandono e falta de manutenção. Uma moradora descreveu a situação enfrentada por quem vive na região:
“A quadra 209 que eu moro está em péssimas condições, lamentavelmente. O parquinho está abandonado. Calçadas e bancos bem deteriorados”.
Parquinho danificado
Logo na chegada ao local, identificamos o estado do parquinho e, de imediato, constatamos os problemas. Brinquedos quebrados e estruturas desgastadas ocupam o espaço que deveria garantir diversão e segurança para as crianças. Além disso, a ausência de manutenção impede o uso adequado dos equipamentos e afasta as famílias.
Um morador também apontou falhas na área destinada ao público infantil. Segundo ele, a areia desapareceu e deu lugar à terra compactada, com mato alto e sujeira.
“O espaço das crianças brincarem, que tem areia e escorregador, tá super largado. Não é mais areia, já compactou e virou terra. Tá tudo bagunçado, sujo, com grama alta e até cocô. Você anda e chega a feder”, relatou.
Ainda de acordo com ele, uma obra no fim da quadra aumentou a quantidade de terra e poeira no local.
Calçadas deterioradas
A equipe do DFÁguasClaras também encontrou diversos pontos de desgaste e irregularidades nas calçadas. Com isso, pedestres enfrentam dificuldades para circular e ficam mais expostos ao risco de quedas, principalmente idosos, pessoas com mobilidade reduzida e famílias com carrinhos de bebê.
Bancos danificados
Da mesma forma, os bancos instalados na praça apresentam danos e não oferecem condições adequadas de uso. Assim, o mobiliário urbano deixa de cumprir a função de proporcionar descanso e convivência e passa a afastar os frequentadores.
Falta de iluminação
Além dos problemas estruturais, moradores também relataram situações de insegurança nas proximidades da praça. Em um grupo de WhatsApp da quadra, uma moradora contou que dois homens abordaram o filho dela, de 13 anos, e um amigo na noite de 7 de janeiro de 2026, a poucos metros da Praça Graúna. Segundo o relato, os assaltantes colocaram uma faca no pescoço das vítimas, agrediram os adolescentes e levaram o celular de um deles.
O crime ocorreu por volta das 22h30, em um trecho próximo a um terreno usado como estacionamento e que não possui iluminação pública. Por isso, moradores cobram melhorias no local.
“Tô passando pra alertar todos vocês sobre o que aconteceu. A gente tem a falsa sensação de que está seguro, mas não está. A gente precisa solicitar com urgência que esse terreno seja iluminado”, afirmou a moradora.
Diante desse cenário, a comunidade também defende a instalação de iluminação pública e a adoção de outras medidas de segurança, como câmeras de monitoramento.
Falta de manutenção
A Praça Graúna representa um espaço importante para a comunidade da Quadra 209. No entanto, a falta de conservação e os problemas no entorno impedem que o local promova lazer, esporte e qualidade de vida.
A equipe do DFÁguasClaras acionou a Administração Regional de Águas Claras e perguntou se existe cronograma de reforma ou manutenção para a área, além da possibilidade de melhorias na iluminação do terreno ao lado. Até o fechamento desta matéria, porém, o órgão não havia respondido.
Enquanto isso, o quadro De Olho na Praça acompanha a situação e cobra ações do poder público.
E você, conhece alguma praça em Águas Claras que precisa de manutenção? Conte pra gente. Quem sabe, ela não seja a próxima parada do quadro?
Por: Rafaella Iack.
Acompanhe o DFÁguasClaras nas redes sociais e fique bem informado sobre tudo o que acontece na cidade.
Participe dos nossos grupos de WhatsApp: Grupos de WhatsApp
Envie reclamações ou solicitações pelo WhatsApp (61) 98354-2244
Ou pelo e-mail: escritoriodfac@gmail.com
Instagram: @dfaguasclaras
DFÁguasClaras — Na luta por uma cidade melhor.
O post De Olho na Praça: parquinho danificado e calçadas deterioradas preocupam na Praça Graúna apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








