Operação Sossego completa 6 anos e flagra 28 motos com escapamento alterado em Águas Claras
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite desta quinta-feira (15), uma operação especial em Águas Claras para celebrar os seis anos da Operação Sossego. Desde que foi lançada, em janeiro de 2020, a iniciativa se tornou uma das mais solicitadas pela população do DF, que convive com o incômodo causado por motocicletas com escapamentos irregulares.
Durante a ação, os agentes abordaram 250 motociclistas e, como resultado, flagraram 28 motos com escapamento alterado. Além disso, a equipe identificou diversas outras irregularidades, entre elas:
08 motos com alteração no sistema de iluminação
05 condutores com CNH vencida há mais de 30 dias
12 motociclistas não habilitados
02 condutores habilitados em categoria diferente
01 motociclista com CNH suspensa
05 motos sem equipamento obrigatório
05 condutores com viseira fora do padrão
02 recusas ao teste de alcoolemia (bafômetro)
20 infrações diversas
Como consequência das autuações, os agentes removeram 10 motocicletas e também apreenderam duas bicicletas com motor a combustão, que estavam em desacordo com as normas de circulação.
Momento chamou atenção na Avenida das Castanheiras
Além das ações de fiscalização, um episódio inesperado despertou a curiosidade de moradores na Avenida das Castanheiras, em frente ao Villa Mall.
O Detran-DF fechou parte da via para realizar a aferição de um controlador de velocidade, procedimento técnico comum e necessário para garantir o funcionamento correto dos equipamentos instalados na região.
Entretanto, durante os testes, um carro circulou repetidamente dentro da área isolada, dando várias voltas ao longo de alguns minutos. Como resultado, diversos moradores que observavam das janelas dos prédios, ficaram intrigados com a movimentação e enviaram ao DFÁguasClaras vídeos registrando a cena incomum. O fluxo restrito e a repetição dos movimentos acabaram chamando a atenção antes que o objetivo da ação fosse compreendido.
Detran reforça que barulho não aumenta segurança
Além dos flagrantes, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Danilo Lino, esclarece que muitos motociclistas ainda acreditam que o ruído alto melhora a segurança no trânsito. No entanto, segundo ele, essa percepção é equivocada.
“Vários motociclistas acreditam que o som alto das motos pode lhes trazer mais segurança, alertando os motoristas da sua presença. Isso não é uma verdade, já que o ruído se dissipa, em sua maioria, para a parte atrás da moto além dos motoristas estarem com os vidros fechados e, às vezes ouvindo o sistema interno de som”, afirmou.
Em seguida, o diretor reforça que o uso de roupas refletivas aumenta muito mais a visibilidade.
“Pelo contrário, o barulho em excesso afeta a saúde do próprio motociclista, das crianças de colo, idosos e pessoas do espectro autista, que geralmente têm grande sensibilidade auditiva”, destacou.
Seis anos de resultados e mais motos nas ruas
Além disso, a Operação Sossego combate irregularidades e barulho excessivo desde 2020. Somente em 2025, a operação flagrou 6.075 motos com escapamento irregular, o que representa um aumento de 736% em relação a 2019, quando 726 motocicletas foram autuadas pela mesma infração.
Esse crescimento acompanha, por consequência, o aumento expressivo da frota. Em 2020, o DF registrava 69.236 motos em circulação; já em 2025, o número saltou para 290.703, um avanço de 320%.
Fiscalização busca reduzir sinistros
Por fim, o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante, destaca que o aumento da frota exige atenção redobrada.
“A frota de motocicletas tem aumentado bastante e, com ela, a quantidade de irregularidades e sinistros. Por isso, estamos de olho não apenas no escapamento das motos, mas nas condições gerais do veículo e do condutor, evitando que outras irregularidades aumentem ainda mais a vulnerabilidade dos motociclistas e outros usuários das vias, podendo acarretar sinistros graves.”
Além disso, as equipes identificam com frequência motos sem retrovisores, com iluminação adulterada e condutores utilizando capacetes fora das normas, problemas que, somados, elevam o risco de acidentes graves.
*Com informações do Detran-DF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Operação Sossego completa 6 anos e flagra 28 motos com escapamento alterado em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








