Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Relatório do MPDFT inclui Águas Claras em análise sobre homicídios no DF

Relatório do MPDFT inclui Águas Claras em análise sobre homicídios no DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) publicou, nesta quinta-feira (18), a quarta edição do relatório Verum em Números. O documento reúne e analisa dados de inquéritos de homicídios dolosos consumados instaurados no Distrito Federal entre os anos de 2019 e 2023 e, assim, traça um panorama detalhado da investigação criminal e do funcionamento do sistema de justiça na capital federal.

A iniciativa, coordenada pelo Núcleo do Tribunal do Júri e de Defesa da Vida, consolida 1.564 registros de inquéritos policiais. Para isso, o levantamento utiliza informações extraídas do sistema Verum, ferramenta de inteligência de negócios desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do MPDFT. Dessa forma, a plataforma permite monitorar todo o fluxo da persecução penal (caminho que um caso criminal percorre dentro do sistema de Justiça), desde a instauração da investigação pela Polícia Civil até o desfecho do processo judicial, seja por arquivamento ou julgamento no Tribunal do Júri.

Monitoramento dos julgamentos e da tramitação

Além disso, o estudo acompanha os resultados dos julgamentos e classifica os desfechos entre condenações, absolvições, impronúncias e desclassificações. Ao mesmo tempo, os dados permitem visualizar os tempos médios de tramitação entre a ocorrência do fato, o oferecimento da denúncia e o julgamento, o que contribui para avaliar a eficiência do sistema de justiça criminal.

Segundo o promotor de justiça Raoni Maciel, coordenador do Núcleo do Tribunal do Júri e de Defesa da Vida, a publicação reforça o compromisso institucional com a transparência e a eficiência.

“O documento fornece subsídios técnicos para gestores públicos, pesquisadores e operadores do direito, auxiliando na formulação de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e ao aprimoramento da responsabilização penal”, afirmou.

Queda contínua nos registros de homicídios

Entre os principais indicadores, o relatório aponta uma redução constante no número de inquéritos de homicídios consumados no Distrito Federal ao longo do período analisado. Em 2019, as autoridades instauraram 384 inquéritos. Em seguida, o número caiu para 332 em 2020, 298 em 2021 e 253 em 2022. Já em 2023, o total chegou a 251 registros.

Regiões com maior incidência

Quando o recorte é regional, Ceilândia lidera o volume de inquéritos no acumulado dos cinco anos, com 303 casos. Logo depois, aparecem Brasília (Plano Piloto), com 153 registros, e Taguatinga/Águas Claras, com 139 casos no período analisado.

Agrupamento por Circunscrição Judiciária

Além disso, o relatório agrupa os procedimentos por Circunscrição Judiciária, conforme detalhado em quadro específico da publicação. Nesse contexto, Taguatinga e Águas Claras aparecem de forma conjunta, já que compartilham a mesma estrutura de atendimento policial.

Dessa forma, as duas circunscrições contam com quatro Delegacias de Polícia, responsáveis por atender as Regiões Administrativas que integram esse território. Por esse motivo, o levantamento apresenta os dados de maneira unificada, reunindo informações das duas áreas.

Atuam em Taguatinga e Águas Claras as seguintes unidades da Polícia Civil:

12ª Delegacia de Polícia, que atende Águas Claras e funciona em Taguatinga Centro;
17ª Delegacia de Polícia, responsável por Arniqueira, localizada em Taguatinga Norte;
21ª Delegacia de Polícia, que cobre Taguatinga Sul;
38ª Delegacia de Polícia, que atende Vicente Pires.

Assim, esse modelo de organização impacta diretamente a consolidação dos dados estatísticos, especialmente na análise regional dos inquéritos de homicídios dolosos consumados no Distrito Federal.

Índice de resolução e condenações

No que diz respeito à resolução dos casos, o relatório mostra que a taxa de solução dos inquéritos, que inclui denúncias oferecidas e arquivamentos por morte do agente ou inimputabilidade, variou ao longo da série histórica. O índice atingiu 74,2% em 2021 e, posteriormente, ficou em 62,5% em 2023.

Por outro lado, os dados do Tribunal do Júri indicam alta taxa de condenações. Em 2023, 81,1% dos julgamentos em primeira instância terminaram em condenação, mantendo um padrão superior a 70% observado nos anos anteriores.

Mudança no perfil

Outro ponto de destaque é a mudança no perfil dos instrumentos utilizados nos crimes. O uso de arma de fogo caiu de 199 casos, em 2019, para 101, em 2023. Enquanto isso, o uso de arma branca se manteve mais estável e, no último ano analisado, superou o de armas de fogo, com 108 registros.

Por fim, o levantamento mostra que o domingo concentra o maior número de ocorrências, com 340 casos no período analisado. Em seguida, aparece o sábado, com 320 registros.

A íntegra do relatório Verum em Números está disponível para consulta pública, assim como as edições anteriores da publicação.

*Com informações do MPDFT.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

X (ex-Twitter): @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post Relatório do MPDFT inclui Águas Claras em análise sobre homicídios no DF apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights