Quadra 207 vive alerta constante durante as chuvas em Águas Claras
Moradores da Quadra 207 de Águas Claras enfrentam há anos um problema de drenagem que se repete a cada período de chuva. A água que desce das quadras vizinhas e da Avenida Vereda da Cruz se acumula na rua e ameaça invadir as garagens dos condomínios.
“Há anos temos um problema de drenagem na quadra 207, devido ao acúmulo de água da chuva que vem descendo da Avenida Vereda da Cruz, Pau Brasil e Quadra 208. Foram registradas várias demandas pelos moradores, mas o problema persiste”, relataram os moradores.
Atualmente, o que impede que o alagamento cause prejuízos maiores é o terreno do Grupo Escoteiro Águas Claras, que funciona como uma espécie de “válvula de escape”.
“Só não inunda a garagem do condomínio pois o lote dos escoteiros (Grupo Escoteiro Águas Claras) está captando a água”, afirmam.
Risco real
O morador Erick Viana, que vive há nove anos na quadra, explica que o problema é antigo e continua sem solução. Segundo ele, o aumento do volume de chuva nos últimos anos eleva a preocupação dos moradores.
“Nós residimos aqui há 9 anos, e desde então a gente convive com esse problema. Ele é mais antigo, acho que desde quando criaram a quadra. A situação é a mesma, o volume de chuva tem aumentado, mas felizmente não aconteceu nada tão grave.”
Além disso, Erick afirma que o risco de alagamento é elevado e ameaça tanto os moradores quanto as crianças que frequentam o grupo de escoteiros.
“Há o risco de alagamento, o risco à vida, o patrimônio das pessoas, mas principalmente à vida. São 96 famílias, mais de 300 veículos. E temos aqui do lado o grupo de escoteiros, com mais de 100 crianças, que também ficariam em risco em caso de chuva forte.”
De acordo com ele, o problema não está concentrado apenas na Quadra 207.
“Toda essa água é proveniente da (quadra) 208 e da Vereda da Cruz. A infraestrutura da (quadra) 207 comportaria a água da própria quadra, mas não suporta essa água que vem das demais quadras.”
Mesmo após anos de solicitações, a situação permanece sem solução. Erick afirma que os órgãos públicos têm conhecimento do caso, mas nenhuma providência concreta foi tomada até agora.
“Nós já acionamos a ADASA, a ouvidoria do GDF, diversas vezes, há mais de oito anos. A ADASA responde que não é responsabilidade deles. A administração esteve aqui na chuva do ano passado, já esteve aqui na chuva de 2025, mas jogam a responsabilidade sempre para a Novacap, que responde que precisa fazer projeto e que não tem recurso. Fica nesse empurra-empurra, e ninguém toma decisão e ordenar a execução da obra.”
Além disso, o morador destaca que o terreno usado pelos escoteiros desempenha papel essencial para conter o volume de água.
“Esse terreno é a válvula de escape, ele absorve toda a água que desce da chuva. Se não fosse ele, teríamos problemas gravíssimos todos os anos.”
Novacap elabora estudo
Em resposta, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que incluiu a Quadra 207 de Águas Claras nos estudos de readequação do sistema de drenagem da cidade.
De acordo com o órgão, o trabalho envolve levantamentos, estudos hidrológicos e hidráulicos, anteprojeto, projeto executivo, estudos ambientais e orçamento e planejamento das obras.
Além disso, a companhia explicou que, após a conclusão dos estudos, vai iniciar as tratativas para captação de recursos, seguidas pela licitação do projeto e posteriormente pela execução da obra.
Solução definitiva
Enquanto aguardam os resultados dos estudos, os moradores seguem em alerta durante o período chuvoso. A cada nova tempestade, cresce o receio de que a água finalmente ultrapasse os limites do terreno e alcance as garagens dos prédios residenciais.
“Gostaríamos de pedir sensibilidade da administração e da Novacap para que seja feito o projeto. Resolvendo na Vereda da Cruz, na (quadra) 208 e especialmente na Pau Brasil, resolve o problema da (quadra) 207”, conclui Erick.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Quadra 207 vive alerta constante durante as chuvas em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








