Polícia Civil desmonta esquema de corrupção e fraude dentro do Detran-DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmontou, nesta quinta-feira (6), um esquema de corrupção e fraude dentro do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). A ação, chamada Operação Wrong Way (expressão em inglês que significa “Caminho Errado”), foi coordenada pela 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) e cumpriu 45 mandados de busca e apreensão em diferentes regiões do DF e do Entorno. Ao todo, 120 policiais civis participaram da operação, que é resultado de um ano de investigações intensas.
Servidores cobravam propina
As investigações começaram após a Corregedoria do Detran-DF enviar informações à Polícia Civil, indicando que dois servidores da autarquia cobravam R$ 150 por processo para emitir Autorizações de Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) sem conferir a documentação exigida.
De acordo com a apuração, os servidores emitiram centenas de autorizações irregulares ao longo de quatro anos, beneficiando pelo menos 36 empresários e 15 empresas de compra e venda de veículos usados, que atuavam como despachantes informais.
Essas empresas, por sua vez, prometiam aos clientes que o carro seria entregue “já transferido”, sem que precisassem comparecer ao Detran. Para isso, os servidores usavam suas credenciais no sistema Getran, responsável pelos registros e transferências veiculares.
Polícia recolhe documentos
Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil recolheu documentos e equipamentos eletrônicos que vão subsidiar perícias e análises técnicas. Além disso, os agentes cumpriram 15 mandados em empresas localizadas em Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires, São Sebastião, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Ceilândia, Vila Planalto, Noroeste e na Cidade do Automóvel, além das cidades goianas de Pedregal e Águas Lindas de Goiás. Segundo a corporação, o material apreendido deve contribuir para aprofundar a análise técnica e financeira do caso.
Primeira fase
Na primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, os investigadores encontraram dezenas de processos de transferência fora do ambiente institucional do Detran, o que caracteriza grave violação administrativa. Diante disso, o Detran-DF afastou os servidores investigados das funções operacionais.
Além dessas irregularidades, a Polícia Civil identificou movimentações bancárias incompatíveis com a renda dos suspeitos. As apurações mostraram que houve transferências ilegais, operações financeiras suspeitas e tentativas de ocultar a origem dos valores ilícitos. Em alguns casos, os servidores movimentaram quantias mais de dez vezes superiores ao próprio salário.
Investigação cruzou dados
Ao longo dos 12 meses de investigação, a equipe da 18ª DP cruzou dados administrativos, bancários e digitais, além de ouvir testemunhas e suspeitos. Com base nesse material, os investigadores solicitaram novas representações judiciais, que resultaram não apenas nos 45 mandados de busca e apreensão, mas também na suspensão das funções públicas dos servidores envolvidos.
Por fim, a Polícia Civil pediu novas medidas de obtenção de provas digitais para aprofundar a apuração e identificar todos os envolvidos no esquema.
*Com informações da PCDF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Polícia Civil desmonta esquema de corrupção e fraude dentro do Detran-DF apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








