De Olho na Praça: moradores da Quadra 301 denunciam abandono e material tóxico na Praça das Gaivotas
O DFÁguasClaras estreia o quadro De Olho na Praça! A cada episódio, a equipe vai visitar uma praça da cidade para mostrar como ela está e ouvir o que os moradores têm a dizer. E o primeiro episódio relata o caso da Praça das Gaivotas, na Quadra 301. O espaço, que já foi ponto de encontro entre famílias e crianças, hoje enfrenta problemas de limpeza, conservação, iluminação e segurança.
Para entender melhor a situação, a equipe conversou com Amanda Canêjo, moradora da quadra e mãe de uma menina de três anos e meio. Ela contou que antes frequentava a praça quase todos os dias, mas que, com o tempo, tudo mudou.
“Antes eu vinha cerca de 5 vezes por semana. Eu trazia minha filha todos os dias depois da escola e hoje eu não venho mais, realmente nenhum dia”, disse Amanda.
Pó no parquinho preocupa
De acordo com Amanda, a substituição da areia do parquinho por um pó de pedra transformou o local em um risco à saúde das crianças.
“No cercadinho onde ficam os brinquedos, eles tinham uma areia muito ruim, parecia quase um barro, mas que ainda era sustentável. Eles substituíram, por um pó, parece um pó de cal, um pó de pedra, eu não sei exatamente que material é, mas ele parece um talco, então assim, ficou insustentável por questão de saúde mesmo.”
Lixo, garrafas e falta de cuidado
Além disso, Amanda destacou a falta de limpeza e de manutenção constante.
“Moro aqui em torno de 4 anos, e ela sempre foi assim, muito suja. Não estou falando de folha, que já é ruim quando acumula muito por conta de inseto e outros animais que podem ser nocivos, mas principalmente guimba de cigarro e garrafa de vidro. Esse é o maior problema que eu vejo, a proximidade com os bares, e eles não tem uma política de apoio à praça que faça com que eles, por exemplo, sábado ou domingo, que são os piores dias, ter alguém pra ajudar a manter a praça e aí a responsabilidade acaba sendo de quem tá aqui, porque numa praça que não tem bar você não vê garrafa, é muito raro ver lata, garrafa e guimba de cigarro.”
Ela explicou ainda que o gramado praticamente desapareceu, e o mato tomou conta.
“Nem grama tem, porque ela não é cuidada. Falta limpeza. Não é estética, é limpeza. Se você chegar perto do parquinho de areia, tem um acúmulo de folha que é preocupante, porque tem muitos insetos, inclusive escorpião.”
Quadra esportiva também sofre com abandono
Outro ponto preocupante, segundo Amanda, é a quadra de esportes, que mesmo após reforma, continua em más condições.
“Um dos problemas da parte do esporte, é muito sujo, acho que nunca é lavado. Muitas pessoas que tem cachorro permitindo os cachorros entrarem (na quadra). Isso é um grande problema, porque se você andar ao redor da quadra, você vai ver que a sujeira é principalmente bebida e cigarro, ou xixi, e aí não só de cachorro. Parece que de madrugada algumas pessoas também usam de banheiro público. É muito suja e assim, você sente o cheiro de urina dentro da quadra, que foi reformada há pouco tempo.”
Administração Regional diz que realizou manutenção
A Administração Regional de Águas Claras informou que a Praça das Gaivotas passou por limpeza e algumas manutenções no dia 16 de setembro de 2025. Apesar do recolhimento de lixo não ser de competência direta da Administração, a equipe de obras e manutenção esteve no local realizando zeladorias, como recolhimento de lixo e capinagem. A quadra poliesportiva teve o piso lavado e as traves consertadas.
Em relação ao material usado no parquinho infantil, a administração informou que irá solicitar outro tipo de areia em substituição ao atual.
A pasta reforçou ainda que os moradores podem solicitar serviços de zeladoria por meio do Administração 24Hrs, disponível no Portal do Cidadão.
Iluminação melhorou, mas…
Por outro lado, Amanda reconheceu uma melhoria na iluminação da praça, que agora conta com luz branca mais forte. Mas outros moradores enviam ao DFÁguasClaras, quase que mensalmente, reclamações sobre a falta de iluminação no local.
Em seguida, Amanda fez um apelo à administração pública.
“Primeiro que houvesse uma manutenção mais frequente. A limpeza não é suficiente. Se possível, deixar a praça mais habitável e confortável. E que fosse retirado esse pó que foi colocado no parquinho. Retirar completamente o material e reformar o parquinho, que está precisando também de uma reforma. E aí colocar aquele emborrachado que agora estão usando, se for o melhor material, mas que fosse feito o melhor pelas crianças.”
Espaço que unia famílias
Mesmo diante dos problemas, a moradora lembrou com carinho o quanto o espaço já foi importante para a convivência entre famílias da região.
“Eu faço parte de um grupo que se constituiu aqui, pessoas que buscavam esse apoio, principalmente as mães, uma comunidade, foi um momento de formar vínculo. Mas são laços que vão se desfazendo, é claro, pelas dificuldades, pelas correrias da vida, mas principalmente pela falta de um espaço. Hoje a gente não identifica mais esse espaço como um ponto de encontro. Um ponto onde a gente pode trazer os filhos, ao ar livre, isso faz muita diferença, a minha filha sente muita falta. Eu gostaria de voltar a trazê-la pra cá (Praça das Gaivotas).”
Por fim, a situação da Praça das Gaivotas, na Quadra 301, mostra claramente como a falta de manutenção afeta a qualidade de vida e a saúde dos moradores.
A Praça das Gaivotas é apenas a primeira parada do quadro De Olho na Praça. Quer que a gente vá até a sua? Manda pra gente como ela está, porque o DFÁguasClaras tá de olho na praça!
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post De Olho na Praça: moradores da Quadra 301 denunciam abandono e material tóxico na Praça das Gaivotas apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








