PCDF prende suspeito em Águas Claras durante operação contra fraudes e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), um homem em Águas Claras suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em clonagem de cartões e lavagem de dinheiro. A operação foi deflagrada pela Divisão de Análise de Crimes Virtuais, da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (DCV/CORF), em apoio à Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN).
Ao todo, as equipes cumpriram mais de 15 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo.
Fraudes com maquinetas e empresas de fachada
Em Águas Claras, os agentes prenderam o suspeito e apreenderam celulares, quantias em dinheiro (incluindo dólares) e dois veículos de alto padrão. De acordo com as investigações, o homem utilizava empresas de fachada e contas bancárias próprias para movimentar o dinheiro obtido nas fraudes, com o objetivo de dar aparência de legalidade aos valores desviados.
Ainda segundo os investigadores, a quadrilha usava maquinetas de cartão e contas de pessoas jurídicas fictícias para realizar compras simuladas e, em seguida, contestava os lançamentos, gerando prejuízos às instituições financeiras. Além disso, o grupo também lavava dinheiro por meio de financiamentos de veículos de luxo e movimentações bancárias em contas de terceiros, os chamados “laranjas”.
Bloqueio de milhões e apreensão de veículos de luxo
Durante a operação, a Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 3 milhões em contas ligadas aos investigados e a apreensão de mais de 25 veículos, entre eles carros de luxo avaliados em mais de R$ 4 milhões. O homem preso no DF vai responder por organização criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 26 anos de prisão, além de multas e outras sanções previstas em lei.
Essa operação é resultado da cooperação entre a DCV/CORF da PCDF e a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DIFRAUDES/PCRN). Segundo as corporações, a integração entre as Polícias Civis de diferentes estados tem sido essencial para o enfrentamento de crimes cibernéticos complexos, pois permite maior agilidade na troca de informações e na adoção de medidas cautelares.
Dessa forma, a ação reforça o compromisso das forças policiais em atuar de maneira coordenada e eficiente no combate ao crime organizado virtual em todo o país.
*Com informações da PCDF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
X (ex-Twitter): @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post PCDF prende suspeito em Águas Claras durante operação contra fraudes e lavagem de dinheiro apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








