Metanol em bebidas: Ministério da Saúde orienta cuidados e alerta sobre sintomas
O Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para acompanhar os casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas e coordenar medidas de resposta. Diante desse cenário, a iniciativa surge por causa do aumento atípico de ocorrências no país, especialmente em São Paulo.
Casos de intoxicação
Até esta quinta-feira (2), o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) recebeu 59 notificações de intoxicação por metanol: 53 em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação), cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal. Ainda há um óbito confirmado e sete em investigação (cinco em SP e dois em PE).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
“Nós estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país. A entrada da Polícia Federal no plano se deve à suspeita de envolvimento de uma organização criminosa relacionada à adulteração de bebidas”.
Por esse motivo, a Polícia Federal passou a integrar o caso devido à suspeita de envolvimento de uma organização criminosa na adulteração das bebidas.
Investigação e recomendações
A Polícia Federal, em conjunto com órgãos de vigilância e controle, investiga os casos em São Paulo. Até agora, os registros associam as intoxicações ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Portanto, bares, empresas e estabelecimentos comerciais devem redobrar a atenção quanto à procedência dos produtos. Para os consumidores, o ministério orienta evitar bebidas sem rótulo, lacre de segurança ou selo fiscal.
Como funciona a Sala de Situação
A Sala de Situação analisa sistematicamente as informações de saúde para identificar os casos de intoxicação por metanol. Além disso, a equipe técnica planeja, organiza, coordena e controla as ações durante o Evento de Saúde Pública.
A equipe inclui representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, conselhos de saúde (CNS, CONASS e CONASEMS), Anvisa e secretarias estaduais de Saúde de São Paulo e Pernambuco. A Sala se reúne às segundas, quartas e sextas, das 10h às 11h, e manterá suas atividades enquanto houver risco sanitário.
Notificação imediata
Em 30 de setembro, o Ministério da Saúde enviou nota técnica a todos os estados e municípios, orientando a notificação imediata de suspeitas de intoxicação por metanol. Segundo Padilha:
“Essa determinação é para que possamos identificar mais rapidamente não só o que está acontecendo no estado de São Paulo, mas também possíveis intoxicações em outros estados do país, a partir de comportamentos clínicos e epidemiológicos anormais”.
Além disso, a notificação imediata garante o cuidado adequado às pessoas, permitindo que profissionais de saúde adotem medidas apropriadas e identifiquem onde o produto foi consumido, facilitando a atuação das autoridades de segurança.
Sintomas e tratamento
O metanol é altamente tóxico e pode levar à morte. Os sintomas de intoxicação aparecem entre 12 e 24 horas após a ingestão e incluem dor abdominal, visão borrada, confusão mental e náusea. Diante disso, o tratamento específico usa etanol farmacêutico, administrado de forma controlada, intravenosa ou oral, sob orientação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) ou secretarias de saúde. O Brasil conta com 32 CIATox, centros de referência para orientação, diagnóstico e manejo de intoxicações.
Ao perceber os sintomas, procure imediatamente atendimento médico de emergência e entre em contato com uma das seguintes instituições para orientação:
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 (ligação gratuita de qualquer lugar do país)
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
CIATox da sua cidade
Estoque de antídotos e medidas preventivas
Nesta quinta-feira (2), Padilha anunciou a criação de um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3mil ampolas de etanol farmacêutico, além disso, o ministério comprou emergencialmente 150mil ampolas adicionais, garantindo reposição e distribuição conforme necessidade.
A Anvisa busca fornecedores internacionais do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, e o Ministério da Saúde solicitou à OPAS a doação de 100 tratamentos, com intenção de adquirir mais 1.000 unidades.
Além disso, Padilha recomendou que a população não consuma destilados de origem desconhecida, verifique a procedência das bebidas, não dirija após o consumo e mantenha alimentação e hidratação adequadas.
Capacidade diagnóstica
Para agilizar análises, a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária mobilizou três unidades: Laboratório Central de Saúde Pública do DF (LACEN-DF), Laboratório Municipal de São Paulo e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Além disso, 604 farmácias de manipulação estão preparadas para produzir etanol farmacêutico caso necessário.
Canais de orientação
Os profissionais de saúde devem registrar casos suspeitos imediatamente, sem necessidade de confirmação laboratorial prévia. Além disso, a Anvisa dispõe do número 0800 642 9782, de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30, para atender dúvidas de cidadãos, profissionais e comerciantes.
*Com informações do Ministério da Saúde.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Metanol em bebidas: Ministério da Saúde orienta cuidados e alerta sobre sintomas apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








