Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

De Águas Claras para o mundo: a ascensão de um jovem talento do tênis

De Águas Claras para o mundo: a ascensão de um jovem talento do tênis

Roberto, de apenas 15 anos, mostra a que veio. O jovem talento, morador de Águas Claras, transformou a paixão pelo esporte em uma rotina de dedicação e disciplina e, assim, já conquistou resultados importantes no Brasil e no exterior. O tênis, que entrou em sua vida como passatempo durante a pandemia, hoje se tornou a grande aposta de sua carreira.

A trajetória começou quando ele tinha 11 anos. Para afastá-lo do videogame e do computador, seus pais o matricularam em aulas de tênis no Sesc Taguatinga Sul, com sessões de 50 minutos, duas vezes por semana. O que seria apenas um hobby rapidamente se transformou em paixão.

“Eu não gostava muito de jogar, sendo sincero. Acabei aos poucos gostando e vendo que eu tinha nível para poder melhorar”, conta Roberto.

No entanto, a virada para o alto rendimento ocorreu somente no final de 2023, quando ele passou a integrar a equipe do Head Coach Mário Mendonça, no Centro de Treinamento ADK Brasília (PlayTennis Brasília).

A partir desse momento, Roberto mudou completamente sua rotina. Agora, ele treina em quadra pela manhã e à tarde, faz preparo físico e conta com acompanhamento de psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta.

“Acredito que principalmente minha alimentação (mudou). Eu me alimentava muito mal antes e acabei mudando bastante. Mudei bastante minha rotina também, rotina de treino, rotina de estudo. E eu consegui ir me adaptando aos poucos para poder treinar melhor”, revela.

Para equilibrar esporte e estudos, ele frequenta uma escola americana com horários flexíveis, ajustados ao calendário de torneios.

Conquistas e novos horizontes

Os resultados não demoraram a aparecer. Em 2024, Roberto entrou no Circuito Nacional, disputou torneios em diversos estados e, consequentemente, sagrou-se vice-campeão de duplas estadual em Brasília. Já em 2025, sua carreira decolou de vez: conquistou o título estadual de duplas, chegou à semifinal de um torneio nacional e garantiu o vice-campeonato sul-americano de duplas no Peru.

“A melhor experiência foi a final sul-americana. Mas a melhor vitória foi nas quartas de final, contra os caras que eram o número 1 do torneio. Foi um jogo muito pegado, jogo duro. Eu consegui jogar pra caramba, eu e meu parceiro”, relembra.

Além disso, representar o Brasil em países como Chile, Bolívia e Peru marcou sua trajetória.

“É muito bom jogar fora do país, se adaptar com outras culturas e outros tipos de jogos. Foi uma experiência muito boa para mim”, afirma.

Assim, pensando no futuro, Roberto já definiu os objetivos para 2026: disputar o Sub-18, ganhar um torneio de simples e participar de competições da ITF (Federação Internacional de Tênis) fora da América do Sul.

O amor pelo que faz

Mesmo abrindo mão de experiências comuns da adolescência, Roberto não se arrepende da escolha.

“Eu sentia muita falta da escola e da presença dos meus amigos. Demorei para me adaptar, mas ao decorrer do tempo eu consegui lidar. Eu tenho amigos que treinam junto comigo, que acabaram me ajudando a lidar melhor com isso. E eu acho que foi uma boa escolha”, pondera.

Além disso, ele garante que encara sua rotina de forma natural:

“É até bem tranquilo de lidar. Nunca fui muito de faltar treino. Sempre fui muito esforçado, e isso me ajudou muito no meu desempenho.”

Em quadra, Roberto transforma concentração em performance.

“Sempre tento me manter tranquilo, fazer um plano de jogo e me manter concentrado”, explica.

Fora dela, por outro lado, encontra equilíbrio ao aproveitar o tempo em família, jogar no computador e sair com os amigos nos fins de semana.

Bate-bola com Roberto

Sinner ou Alcaraz? Alcaraz, sem dúvida.

(Jannik Sinner, tenista italiano. Atual número 2 do mundo no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) | Carlos Alcaraz, tenista espanhol. É o atual número 1 do mundo no ranking da ATP.)

Saibro¹, Fast² ou Grama³? Saibro é melhor.

(1: piso de terra batida, mais lento, a bola quica mais alto e os pontos ficam mais longos. | 2: quadras rápidas, geralmente de cimento ou sintéticas, onde a bola quica baixo e o jogo é veloz. | 3: piso natural, a bola desliza e quica pouco, favorecendo saques e jogadas rápidas.)

Um tenista brasileiro? João Fonseca.

(João Fonseca, tenista brasileiro de 18 anos, é uma das grandes promessas do país. Campeão do US Open juvenil em 2023, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o título e hoje ocupa o 42º lugar no ranking de simples da ATP.)

Se pudesse escolher um Grand Slam para ganhar? Roland Garros. Ou os quatro, também!

(Grand Slam é o nome dado aos quatro torneios mais importantes e tradicionais do circuito mundial: Australian Open (Austrália, quadra rápida), Roland Garros (França, saibro), Wimbledon (Inglaterra, grama) e US Open (Estados Unidos, quadra rápida). Eles valem mais pontos no ranking, têm maior premiação e reúnem os principais tenistas do mundo.)

Marca favorita? A Head é a melhor marca pra camisa, raquete, raqueteira…

Canhoto ou destro? Canhoto, sem dúvida.

Drop ou Lob? Lob. Não sei dar drop, então é melhor Lob.

(Drop shot é uma técnica que consiste em um toque suave da bola, fazendo-a cair logo após passar a rede | Lob é um golpe alto que envia a bola sobre o oponente para a zona traseira do campo.)

Por fim, Roberto deixa um recado para os jovens que sonham em seguir no esporte:

“Nunca é tarde para começar no esporte. Se você desempenhar, querer muito, você tem grandes chances de conseguir chegar a um certo nível alto.”

Dessa forma, a promessa é clara: o futuro do tênis brasileiro pode estar sendo moldado por esse jovem talento de Águas Claras.

Agradecimentos

“Gostaria de agradecer a minha equipe da ADK (ADK Tennis) inteira, o Mário (Mário Mendonça), o Benja, o Anselmo, o Lauro, o preparador físico, o Saulo, a minha psicóloga, a Anny, a Ellen, o recovery aqui de Águas Claras, o Denis e agradecer ao DFÁguasClaras aqui também pela reportagem. Obrigado.”

Por fim, um agradecimento especial ao apoiador Outplan Tecnologia, que há 1 ano acredita e apoia mensalmente o Roberto.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post De Águas Claras para o mundo: a ascensão de um jovem talento do tênis apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights