Barbeiros: Águas Claras aparece entre os locais com mais ocorrências no DF
Os barbeiros transmitem a Doença de Chagas, enfermidade que provoca febre, dor de cabeça, inchaço, fraqueza e, em estágio crônico, sérios problemas cardíacos e digestivos. O inseto contamina, principalmente, pelas fezes liberadas durante a picada. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma congênita, em acidentes laboratoriais ou pela ingestão de alimentos contaminados.
Como capturar com segurança
Quando encontra um barbeiro (ou suspeitar disso), o morador deve capturá-lo em um pote de vidro ou saco plástico transparente, sem matá-lo. Nesse sentido, o biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), Israel Martins, orienta:
“O inseto deve ser colocado em um recipiente com tampa para evitar a fuga. É importante não colocá-lo em água ou álcool.”
Além disso, ele reforça que a captura deve ocorrer com luvas ou sacos plásticos sem furos, para evitar contato direto.
Para onde encaminhar o inseto
Após a captura, o morador deve acionar a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF) pelo telefone (61) 3449-4427 ou pelo Disque-Saúde 160. Outra alternativa é entregar o inseto em um dos Postos de Informações de Triatomíneos (PITs).
A bióloga Vilma Ramos Feitosa, da SES-DF, ressalta a importância da comunicação imediata:
“No laboratório, o inseto será examinado para confirmar se é mesmo um barbeiro. Em caso positivo, verificamos se está infectado, ao mesmo tempo em que fazemos uma inspeção domiciliar e tomamos outras medidas de controle.”
Situação no Distrito Federal
Mesmo sem transmissão vetorial autóctone (ocorre quando um parasita ou microorganismo é transmitido por um vetor, como um mosquito ou inseto, para uma pessoa, e essa transmissão acontece dentro da própria região onde a pessoa reside, sem que a doença tenha sido trazida de outro local), o DF registra a segunda maior taxa de mortalidade por Doença de Chagas Crônica no país. Entre 2023 e 2025, a Dival capturou 317 barbeiros, a maioria da espécie Panstrongylus megistus. Desses, oito estavam contaminados pelo protozoário causador da doença.
As regiões com mais ocorrências são Águas Claras, Park Way, Planaltina e Vicente Pires. Em relação aos locais de captura, a maioria dos insetos apareceu em quintais (77%). Contudo, alguns também foram encontrados dentro das casas (23%).
Fases e sintomas
A Doença de Chagas pode se manifestar em duas fases:
Aguda: febre, mal-estar, inchaço em um dos olhos, dor de cabeça e no corpo. Nessa fase, ainda existe possibilidade de tratamento e cura.
Crônica: surgem problemas cardíacos (insuficiência e arritmias) e digestivos (megaesôfago e megacólon), podendo evoluir para risco de morte.
Prevenção em casa
Para reduzir os riscos, a SES-DF orienta os moradores a adotarem algumas medidas:
Instalar telas metálicas em janelas;
Usar repelentes e roupas de mangas longas em atividades noturnas em áreas de mata;
Inspecionar frestas, móveis, colchões e travesseiros;
Evitar acúmulo de materiais que possam servir de abrigo;
Redobrar cuidados na manipulação de alimentos para prevenir a transmissão oral.
Assim, com essas práticas e a comunicação imediata aos órgãos de saúde, os moradores ajudam a prevenir novos casos e a reduzir os riscos da Doença de Chagas no DF.
*Com informações da SES-DF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Barbeiros: Águas Claras aparece entre os locais com mais ocorrências no DF apareceu primeiro em DFÁguasClaras.