Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

O fotógrafo que transforma o céu de Águas Claras em arte

O fotógrafo que transforma o céu de Águas Claras em arte

Águas Claras pulsa com a energia de seus moradores, e entre os talentos que dão vida à cidade, há um olhar que se destaca por sua beleza única. O fotógrafo Leo Caldas transforma o céu e as paisagens urbanas em verdadeiras obras de arte, capturando momentos que muitos de nós mal percebem no dia a dia corrido. O DFÁguasClaras conversou com Leo para entender a paixão por trás de sua lente e como a astrofotografia se tornou sua vida.

Paixão pela Astronomia

Para Leo, a conexão com a fotografia e o universo vem de longe. Sua paixão pela astronomia começou na infância, um tempo de fascínio por telescópios e a imensidão do céu.

“A astronomia vem de berço. Eu sempre tive telescópio, e tudo que eu gostava de olhar, uma vez me deu na mente que eu podia tirar foto”, explica.

Essa curiosidade inicial, o levou a adquirir câmeras digitais para traduzir a beleza que via nos astros. Assim, ele se tornou um astrofotógrafo.

Além disso, o perfil “Fotografia e Astronomia” surgiu no Instagram como uma maneira de compartilhar seu trabalho. Leo nunca investiu em crescimento pago.

“É tudo orgânico na minha rede social, no meu Instagram”, ele conta.

Primeiro no Facebook e depois no Instagram, o perfil foi ganhando seguidores à medida que as pessoas se encantavam com suas imagens. A criação dos vídeos, por exemplo, facilitou a exposição de seus timelapses, que mostram o movimento acelerado dos astros.

O momento perfeito

Em contrapartida, o fotógrafo explica que, na astrofotografia, a paciência é uma virtude. Muitas vezes, uma única foto pode levar meses de planejamento.

“A gente faz uma programação na astrofotografia, a gente às vezes tem que esperar seis meses para que isso possa acontecer, porque os astros nascem em posições diversas”, ele revela.

A busca pela foto perfeita envolve o alinhamento de astros com monumentos, horários ideais e, principalmente, a esperança de que o tempo colabore, sem nuvens ou chuva.

Uma de suas fotos mais marcantes, a Lua atrás da Torre Digital, foi, na verdade, um tiro no escuro. Sem um cálculo preciso, Leo confiou em sua intuição.

“Foi talvez a foto que mais deu certo. A lua atrás da torre digital, numa hora do dia, assim, fantástica pra ver as duas”, ele recorda.

Esse momento prova que a intuição, às vezes, se alinha com a técnica para criar imagens inesquecíveis.

O olhar de um morador para a cidade

A astrofotografia de Leo Caldas se divide em três tipos: planetária, de espaço profundo e de paisagem. No entanto, esta última, que ele mais gosta, demanda a busca pelo lugar e a hora certos, unindo astros e paisagens. Como morador, Leo busca constantemente o melhor de Águas Claras. Ele usa drones para capturar o movimento dos carros e a beleza dos prédios acesos à noite, além de fotos da Lua se pondo entre os edifícios.

Para ele, o Parque Ecológico de Águas Claras é um local especial, pois une a “selva de pedra” com a natureza.

“É a junção de duas coisas, de prédios e floresta”, ele diz.

O parque, desse modo, se torna um cenário perfeito para suas composições únicas.

Trabalho que se destaca

Com mais de 100 mil seguidores, Leo se surpreende com a repercussão de seu trabalho.

“Às vezes, eu me surpreendo com aumentos de 2, 3 mil seguidores de uma hora para outra”, ele conta.

Esse crescimento orgânico, na sua opinião, é fruto da qualidade de suas fotos.

“Se o trabalho é bom, ele fica”.

A foto que mais marcou sua carreira foi a do Eclipse Total do Sol no Chile, em que capturou uma revoada de pássaros. Essa imagem foi parar na NASA, sendo publicada como a “foto do dia”. Leo também tem um canal no YouTube, onde divulga seus timelapses, e um livro de astrofotografia.

Amor pela arte

Leo é professor da Secretaria de Educação e não vive da fotografia. Ele acredita que, se a arte se tornasse sua única fonte de renda, talvez perdesse a paixão.

“Faça o que ama e o que você gosta e que você vai passar a detestar aquilo que você ama”, ele pondera.

A astrofotografia é seu hobby, e ele pretende levá-la para a vida toda.

Uma das coisas que Leo faz questão de destacar é que suas fotos são 100% autênticas, sem o uso de Inteligência Artificial para distorcer a realidade.

“Não recrimino quem faz isso, mas deixe claro que foi feito”, afirma.

Quando as pessoas veem a Lua grande atrás de um monumento, por exemplo, não é manipulação, mas sim um truque de perspectiva, resultado de muita pesquisa e equipamento adequado.

O trabalho de Leo Caldas nos lembra que, mesmo na correria do dia a dia, sempre há espaço para olhar para cima e se surpreender com a beleza do céu. Esse é mais um talento de Águas Claras, que com certeza inspira a todos a olhar o mundo de uma forma mais poética. E você, conhece alguém que também merece estar no Destaque de Águas Claras? Conta pra gente!

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post O fotógrafo que transforma o céu de Águas Claras em arte apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights