Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Moradores da Quadra 107 cobram solução urgente para transtornos causados por montanha de terra

Moradores da Quadra 107 cobram solução urgente para transtornos causados por montanha de terra

Uma obra particular parada na Quadra 107, entre a Alameda dos Eucaliptos e a Rua dos Postos, em Águas Claras, causa transtornos diários aos moradores. Isso porque a escavação no terreno gerou uma enorme montanha de terra, despejada sem contenção no lote vizinho. Além disso, o acúmulo preocupa ainda mais pela proximidade do período chuvoso.

Poeira, sujeira e prejuízos

Com o volume de terra solta, as ruas próximas ficaram cobertas de terra e poeira. Para tentar amenizar o problema, caminhões jogam água, mas, como consequência, o barro se transforma em lama. Desse modo, ruas recém-recapeadas e sinalizadas, como a Alameda das Acácias e a Rua E, já apresentam faixas e sinalizações encobertas pela terra.

Um morador da Quadra 107, que preferiu não se identificar, relatou os impactos no dia a dia:

“Todas as ruas estão sujas! E tá prejudicando muito os moradores da região, porque os carros sujam, levantam poeira, sujam as casas e apartamentos próximos. Acabam sujando os móveis, e tem que ficar com a janela fechada. Fora a sujeira na rua mesmo, e às vezes quando jogam água para tentar amenizar, acaba virando barro.”

Risco de alagamentos

Além dos prejuízos atuais, os moradores também temem os efeitos das próximas chuvas. Nesse sentido, o mesmo morador destacou que a região já sofre com alagamentos e que a terra solta pode agravar a situação:

“Acumulou esse monte (de terra) com quase cinco metros de altura e sem nenhum tipo de contenção. No caso de vir uma chuva, vai descer, as ruas do lado de baixo são em declínio para as galerias pluviais, à frente dos condomínios. E ali nós já temos problemas sérios de alagamento nos períodos de chuva. Além de sujar toda a rua, vai acabar assoreando as galerias pluviais, acabar causando entupimento e a situação se agravar ainda mais. É um problema muito sério.”

Cobranças à Administração

Diante do cenário, moradores garantem que a Administração Regional de Águas Claras já conhece o problema, mas até agora não adotou nenhuma medida concreta. O administrador, Gilvando Galdino, inclusive reconheceu a gravidade em entrevista a uma rádio e afirmou que pode encaminhar o caso ao DF Legal para providências.

Entretanto, os moradores reforçam que a situação exige urgência:

“Já abrimos ouvidorias através dos canais oficiais, desde o dia 9 de julho, só que as respostas têm sido muito evasivas. O retorno que eu tive dessa ouvidoria é que o assunto já tinha sido encaminhado para o departamento de obras competente para averiguar. E finalizaram a demanda, que não caberia mais retorno, e essa foi a resposta que me deram pelos canais oficiais.”

O que dizem os órgãos competentes

O DFÁguasClaras entrou em contato com os responsáveis. Em nota, a Secretaria DF Legal afirmou que

“está ciente da demanda a partir de registro via Ouvidoria e já incluiu o endereço em cronograma fiscal para averiguar a situação”.

Já a Administração Regional de Águas Claras esclareceu que

“os moradores podem acionar os órgãos fiscalizadores por meio da Ouvidoria do GDF, telefone 162, ou pelo www.participa.df.gov.br”.

Expectativa da comunidade

Diante de tantas incertezas, a comunidade da Quadra 107 pede que os órgãos responsáveis realizem de forma imediata ações de contenção ou retirada da terra acumulada, garantindo a segurança e preservação da região.

“Esperamos que os órgãos competentes, em especial a administração regional de águas claras, tome uma providência efetiva para resolver o problema definitivamente, é o que os moradores esperam aqui. A solução é fazer algum tipo de contenção, para reter essa água, para a lama não descer ou o ideal mesmo seria o proprietário do lote retirar essa terra e levar para um outro local mais seguro.”

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

O post Moradores da Quadra 107 cobram solução urgente para transtornos causados por montanha de terra apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Generated by Feedzy
Verified by MonsterInsights