Outdoors e painéis de LED irregulares tomam conta de Águas Claras
Quem circula por Águas Claras já percebeu: a cada semana surgem novos outdoors e painéis de LED, muitos deles instalados sem autorização. Nesse sentido, o crescimento desordenado desses engenhos publicitários tem chamado a atenção dos moradores e provocado queixas constantes sobre poluição visual, riscos à segurança e impacto na mobilidade urbana.
Para entender melhor essa situação, o DFÁguasClaras ouviu o presidente da AMAAC (Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras), Román Cuattrin, que fez duras críticas à falta de fiscalização e alertou para os perigos que esse cenário traz à cidade.
“É um festival de irregularidades”
Román explica que os engenhos publicitários, sejam luminosos ou não, devem seguir regras definidas em lei, porém, em Águas Claras isso não tem ocorrido.
“Esse crescimento desordenado, sem as devidas autorizações, coloca a cidade toda em risco. Nós temos a poluição visual, o desrespeito à lei, e vários deles estão irregulares”, destacou.
Além disso, além da estética urbana comprometida, os outdoors irregulares também geram problemas de segurança no trânsito.
“Eles tiram a atenção dos motoristas, escondem placas de sinalização, competem com os semáforos e estragam a cidade”, disse.
Estruturas sem manutenção
Outro ponto de preocupação, segundo a AMAAC, é a falta de manutenção. De acordo com a entidade, muitas estruturas permanecem em áreas movimentadas sem qualquer acompanhamento técnico.
“Vários deles estão com as bases enferrujadas. Tivemos um outdoor na (quadra) 301 que caiu em cima de um veículo. Alguns invadem espaço público, alguns são instalados fora das faixas determinadas. É uma salada, um festival de irregularidades”, relatou Román.
Painéis de LED
O impacto também é sentido à noite, quando os painéis luminosos entram em ação. Muitos moradores relatam que a iluminação excessiva interfere tanto na visibilidade dos motoristas quanto no conforto de quem vive próximo.
“Recebemos relatos de problemas tanto no trânsito como de pessoas que querem dormir, porque prédios em frente a esses engenhos publicitários, são afetados pela luz emanada desses painéis. Atrapalham a vida do motorista e atrapalham a vida das pessoas que querem descansar”, afirmou.
Fiscalização
Questionado sobre a atuação dos órgãos responsáveis, Román foi categórico:
“Eu não diria que a fiscalização não é suficiente. A fiscalização é zero. As poucas vezes que denunciamos, a determinação não foi cumprida. Temos vários protocolos solicitando a retirada desses engenhos e as empresas não cumprem. Ninguém faz nada.”
Segundo ele, muitas empresas tentam passar a impressão de que estão regulares, incluindo números de processos nos outdoors. No entanto, a checagem mostra que são apenas pedidos em análise ou até negados.
“Alguns chegam a colocar um número de processos no rodapé do outdoor, dando um certo ar de legalidade. Mas quando você vai pesquisar aquele protocolo SEI, você percebe que é apenas um pedido de autorização, ou um pedido que ainda está tramitando, ou um pedido que foi negado. Então, assim, eles tentam ainda levar as pessoas a acharem que eles estão regulares, mas quase nenhum deles tem autorização.”
O que defende a AMAAC
Para a associação, a regularização deve começar com diálogo com a comunidade e respeito à legalidade:
“Primeiramente, conversando com a população e vendo a aceitação ou não daqueles engenhos naqueles lugares. E depois, a devida autorização do poder público. Eu não posso chegar e simplesmente plantar um outdoor onde eu bem entendo. Essa legalidade também tem que vir com um pouco de consciência. A poluição visual atrapalha. Atrapalha a sinalização viária, atrapalha as pessoas dormirem. Então tem que haver uma coexistência pacífica entre engenhos de um lado e população do outro. Não pode ser essa festa que está aí.”, afirmou Román.
Papel da comunidade
O presidente da AMAAC também deixou um recado aos moradores:
“A população tem que ajudar a fiscalizar, denunciar e cuidar da cidade. Essa profusão de painéis em todas as esquinas desvaloriza Águas Claras. Nós temos praças com mais de um outdoor, está insuportável. A população tem que ajudar fiscalizando.”
E você, o que acha?
O avanço dos outdoors e painéis de LED desperta debates sobre segurança, estética urbana e qualidade de vida. Agora, queremos ouvir a sua opinião: como esses engenhos impactam o seu dia a dia em Águas Claras?
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Outdoors e painéis de LED irregulares tomam conta de Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.