PCDF cria Ouvidoria da Mulher para fortalecer proteção e acolhimento
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instituiu a Ouvidoria da Mulher para aprimorar o acolhimento, a escuta e o encaminhamento de demandas relacionadas aos direitos das mulheres. A iniciativa, oficializada pela Portaria nº 318, de 12 de agosto de 2025, representa um avanço importante no enfrentamento à violência de gênero e à discriminação.
Vinculada à Ouvidoria da PCDF (OUV/PCDF), a nova unidade terá como função principal receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Além disso, orientará as vítimas sobre seus direitos e sobre como acessar os serviços previstos em lei. Dessa forma, o projeto busca aperfeiçoar as políticas internas da corporação e integrar esforços com outras entidades que atuam na prevenção e no combate à violência contra a mulher.
“A criação da Ouvidoria da Mulher representa um avanço significativo no fortalecimento da escuta qualificada e no respeito aos direitos das mulheres. Nosso compromisso é assegurar um canal seguro e humanizado, que acolha as vítimas e contribua para o aperfeiçoamento das políticas institucionais voltadas à igualdade e à proteção”, afirmou o ouvidor da PCDF, Raimundo Vanderly.
Equipe especializada no atendimento às mulheres
Conforme a portaria, a equipe será formada, preferencialmente, por policiais femininas capacitadas em gênero, direitos das mulheres, escuta ativa e acolhimento. Para garantir a liderança, o Delegado-Geral indicará uma delegada para exercer a função de Ouvidora da Mulher, com mandato de um ano e possibilidade de recondução.
O projeto surge das deliberações do Comitê Permanente de Acompanhamento da Política de Atendimento ao Cidadão (CPAC/PCDF). Nesse sentido, a chefe da Assessoria Institucional da PCDF e secretária executiva do comitê, Anie Rampon, reforça o papel social da corporação:
“Com a criação da Ouvidoria da Mulher, a PCDF reafirma seu compromisso com uma atuação policial que vai além da repressão e da investigação: a instituição reconhece seu papel como agente de transformação social”, destacou.
Assim, a medida reafirma o compromisso da PCDF em fortalecer os mecanismos de proteção e apoio à população feminina, ampliando a rede de atendimento e contribuindo para um ambiente mais seguro para as mulheres no Distrito Federal.
*Com informações da PCDF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post PCDF cria Ouvidoria da Mulher para fortalecer proteção e acolhimento apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








