Presença de ratos cresce em Águas Claras e preocupa moradores
Moradores e comerciantes de Águas Claras relatam aumento na presença de ratos em algumas áreas da cidade. Recentemente, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) interditou um ponto da região e aplicou veneno para conter a infestação. Além disso, equipes colocaram placas de advertência no local, orientando para que ninguém toque na área tratada.
Entre as causas, o descarte irregular de lixo se destaca como fator que favorece a proliferação dos roedores. Por isso, alguns empreendedores adotam medidas próprias, como instalar gaiolas para armazenar contêineres de resíduos.
Solução contra os roedores
A ex-moradora de Águas Claras, Silvana Marques, por exemplo, desenvolveu voluntariamente o projeto dessas gaiolas e colocou seus conhecimentos à disposição da comunidade. A estrutura usa tela de tamanho específico, superfície lisa para evitar o acúmulo de resíduos, fácil higienização e grelha para lavar os contêineres sem deixar que a água de chorume escorra para a rua. Como resultado, a Administração Regional aprovou o modelo, que já é utilizado por parte do comércio local.
No entanto, apesar de ajudar a reduzir a presença dos roedores, a medida não resolve o problema sozinha. Nesse sentido, especialistas ressaltam que a cidade precisa manter ações contínuas de desratização e conscientização, envolvendo administração, condomínios e moradores. Os ratos podem transmitir doenças graves, como leptospirose (infecção causada por bactérias presentes na urina de ratos), hantavirose (doença viral transmitida pela inalação de partículas de fezes e urina de roedores contaminados), tifo murino (infecção bacteriana transmitida por pulgas de ratos) e salmonelose (infecção intestinal causada por ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes de ratos), representando risco direto à saúde da população.
A Administração Regional de Águas Claras afirma que, sempre que identifica focos de roedores, aciona a Secretaria de Saúde do DF por meio da Dival. Além disso, a população pode registrar ocorrências pelo telefone 162, pelo site do Participa-DF ou enviando ao DF Águas Claras.
Por fim, a equipe do DF Águas Claras entrou em contato com a Dival, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. Nós do DF Águas Claras seguimos de olho, acompanhando a situação e denunciando, para que a quantidade de ratos na cidade não aumente.
Por: Rafaella Iack.
Uma publicação compartilhada por DFÁguasClaras Cleber Barreto (@dfaguasclaras)
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Presença de ratos cresce em Águas Claras e preocupa moradores apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








