Calçada não é vaga! O caos do estacionamento irregular em Águas Claras
Calçadas bloqueadas, engarrafamentos desnecessários e riscos para quem só queria chegar em casa com segurança. Águas Claras enfrenta um problema recorrente: o estacionamento irregular. Com um número crescente de veículos e menos vagas do que a demanda, muitos motoristas apelam para a “solução” mais cômoda, e mais perigosa.
Um problema urbano que afeta toda a cidade
É comum ver carros estacionados sobre calçadas, em áreas verdes ou em locais claramente sinalizados e proibidos. Essa atitude, além de desrespeitosa, atrapalha a mobilidade de idosos, pessoas com deficiência, cadeirantes e até quem está com carrinho de bebê. Quando alguém estaciona onde não deve, obriga os outros a desviarem para a rua, expondo-os a acidentes e aumentando a sensação de insegurança.
Além disso, o problema vai além das calçadas. Estacionar em local proibido, mesmo que “só um minutinho”, pode causar grandes transtornos como, engarrafar ruas movimentadas, bloquear saídas e comprometer a fluidez do trânsito. Tudo isso por pura falta de empatia e respeito ao coletivo.
Infração grave
Nesse contexto, vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada ou em local proibido é infração grave. A multa é de R$ 195,23, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E tem mais, em áreas verdes, além da infração de trânsito, o ato também é considerado infração ambiental e está sujeito a autuação pela fiscalização ambiental.
Escolha do bom motorista
A saída existe: priorizar estacionamentos regulares e respeitar a sinalização. Pode ser necessário caminhar um pouco mais, mas esse pequeno esforço contribui para uma cidade mais segura e organizada. Afinal, estacionar corretamente não é apenas uma questão de conveniência, é uma atitude de cidadania.
Em resumo, um bom motorista não é só quem dirige bem. É também quem respeita o espaço do outro e entende que a rua é de todos. A mensagem é clara, se não tem vaga, busque outra. Caminhar um pouco faz bem, pra você e pra cidade.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Calçada não é vaga! O caos do estacionamento irregular em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








