A Caesb inicia neste sábado (24) uma nova etapa das obras de interligação entre os sistemas de abastecimento de Santa Maria e Torto/Descoberto, com o objetivo de garantir segurança hídrica para o Distrito Federal, sobretudo durante os períodos de seca. A intervenção ocorre ao longo da EPTG, onde está sendo implantada uma adutora de cerca de 18 quilômetros de extensão.
Com essa estrutura, a companhia poderá transferir até 1.000 litros de água por segundo entre os sistemas, assegurando o fornecimento contínuo para milhares de moradores, caso um dos mananciais apresente baixa disponibilidade. A primeira etapa da obra, iniciada em abril, foi concluída antes do prazo previsto de 60 dias. Agora, a segunda fase começa com duração estimada de 50 dias e traz novas mudanças no trânsito da região.
##### Alterações no tráfego
Nesse sentido, a primeira alça do Viaduto Israel Pinheiro, que dá acesso a Águas Claras para quem vem de Vicente Pires, será interditada. Em contrapartida, será liberada a segunda alça, que direciona os motoristas de Águas Claras para Taguatinga.
Dessa forma, quem vem de Vicente Pires e deseja acessar a EPTG ou a via marginal em direção ao Plano Piloto deverá usar a segunda alça, seguir pela EPVP e fazer o primeiro retorno, o mesmo já utilizado diariamente a partir das 16h30. Além disso, duas faixas da via marginal da EPTG, no trecho, estarão interditadas.
Por outro lado, os motoristas que se deslocam de Taguatinga deverão fazer o retorno temporário no Viaduto do Jóquei.
Segundo o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, essa obra é essencial para enfrentar os períodos de estiagem.
> “Se um sistema tiver menos água, conseguimos compensar com outro que esteja mais cheio. Isso garante o abastecimento contínuo para milhares de moradores e melhora a qualidade de vida da população”, afirmou.
##### Regiões beneficiadas
Por fim, quando a adutora entrar em plena operação, o sistema trará mais estabilidade no fornecimento de água para moradores das seguintes regiões: Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way (quadras 1 a 5), Guará e Guará II, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, Estrutural, Cidade do Automóvel, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Colônias Agrícolas Águas Claras e Bernardo Sayão.
*com informações da CAESB.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Caesb inicia nova fase de obra hídrica e altera trânsito na EPTG apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








