Projeto transforma vivências femininas em arte urbana e digital
Mulheres do Distrito Federal têm até o dia 18 de maio para se inscrever no projeto “Uma Mulher é Uma Mulher”, iniciativa que transforma histórias reais em expressões artísticas. A proposta utiliza diferentes linguagens visuais, como fotografia, lambe-lambe (técnica de colagem de cartazes ou imagens em muros e paredes), grafite e audiovisual, para valorizar a trajetória de mulheres e promover reflexões sobre gênero.
Financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o projeto vai selecionar oito mulheres com mais de 18 anos para protagonizar uma exposição inédita, que ocupará espaços urbanos e plataformas digitais. Com isso, a iniciativa pretende ampliar o debate sobre desigualdade de gênero e desconstruir estereótipos, dando visibilidade à diversidade feminina.
“A ideia desse projeto nasce de um incômodo diante daquilo que é ou não considerado feminino. Para além disso, a iniciativa é também uma celebração da diversidade. É isso que queremos mostrar: o feminino diverso e plural”, destaca Waleria Gregorio, idealizadora e diretora criativa da ação.
Exposição e oficinas
As participantes passarão por ensaios fotográficos, cujas imagens se transformarão em painéis artísticos, lambe-lambes, grafites e vídeos com QR Codes, que garantirão acessibilidade com audiodescrição e acesso à exposição virtual. Além disso, o projeto vai instalar galerias a céu aberto em locais como Águas Claras, Arniqueira, Vicente Pires, Taguatinga e Guará.
Outro diferencial da iniciativa está na oferta de oficinas gratuitas, que visam promover a formação artística e a inclusão das participantes no meio cultural. Assim, o projeto não apenas celebra histórias, mas também estimula o protagonismo feminino por meio da arte.
“Eu me inspiro nas diversas formas de ser mulher. Cada trajetória revela uma essência única e poderosa”, afirma Thaís Holanda, cineasta e integrante da equipe.
Como participar
Para participar, as interessadas devem preencher o formulário online disponível no site oficial do projeto. A equipe de curadoria levará em conta critérios como representatividade e pluralidade das histórias inscritas.
Por fim, o público poderá conferir os resultados em junho e julho, quando o projeto realizará uma série de ações culturais espalhadas por todo o Distrito Federal.
*com informações da Agência Brasília.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: imprensadfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O post Projeto transforma vivências femininas em arte urbana e digital apareceu primeiro em DFÁguasClaras.








