Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Aumenta a presença de ratos e pombos em Águas Claras

Aumenta a presença de ratos e pombos em Águas Claras

Diante das observações do aumento da presença de ratos e pombos em nossa cidade, o DFÁGUASCLARAS buscou saber os relatos dos moradores. Dessa forma, em conversa com os participantes dos nossos grupos de Whatsapp, percebemos, através deles, algumas causas e locais onde há mais circulação dos bichos urbanos. Sendo assim, confira abaixo algumas opiniões e as informações repassadas a nós pelos órgãos: SLU e Vigilância Ambiental.

Palpites dos moradores

“Tem que fazer uma programação conjunta entre a Administração de Águas Claras e os Condomínios para extermínio de ratos, escorpiões e outras pragas que são grandes transmissoras de doenças e riscos à saúde pública”
“Me mudei pra altura da rua 24 norte, por aqui de janeiro pra agora, já vi 20 vezes mais ratos (mortos e vivos), do que na altura da rua 9…”
“Os supermercados, restaurantes e condomínios precisam ter mais responsabilidade com o lixo produzido. Não deixar exposto.”
“Pombos eu vejo bastante, mas rato, só tenho visto morto, perto da estação Concessionária, e nas ruas próximas, é passar e sentir cheiro de podre…”
“Realmente, Águas Claras está infestado de Ratos (Gigantes). Já deixei de sair com meu Cachorro, pois existe o Risco Real de leptospirose.”
“Acho que precisam de lixeiras para colocarem O lixo ou deixarem em um local mais altos!! Falta medidas de educação para eles!”
“Maior quantidade de lixo espalhada pela rua, em volta das lixeiras, maior número de pessoas revirando o lixo, as lixeiras sem fechamento adequado”

Possíveis causas

Desse modo, as possíveis causas da presença de ratos e pombos são os lixos espalhados por calçadas, tal como lixeiras sem o fechamento adequado. Além disso, alimenta-los contribui para a permanência deles. Assim, veja abaixo o parecer do SLU e da Vigilância Ambiental sobre a situação.

SLU (Serviço de Limpeza Urbana)

“O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que, de acordo com resolução da Adasa, os contêineres devem ser mantidos fechados e higienizados pelo proprietário. Como o contêiner é um bem particular, o SLU não interfere na opção dos proprietários em manter os dispositivos de acondicionamento de resíduos trancados até o momento da coleta pública. Porém, no momento da coleta pelo SLU, os contêineres devem estar destrancados. Assim, não resultará em atrasos no circuito planejado (dia e horário) e em possíveis prejuízos na coleta dos demais cidadãos.

A autarquia destaca ainda que ao dispor o lixo fora dos dias e horários das coletas, os resíduos ficarão expostos a animais que rasgam os sacos em busca de alimentos. Os resíduos separados devem ser disponibilizados em lixeiras ou contêineres nos dias e horários das coletas, que podem ser consultados no aplicativo SLU Coleta DF ou no site do SLU pelo link https://www.slu.df.gov.br/dias-e-horarios-das-coletas/.”

VIGILÂNCIA AMBIENTAL

“A Diretoria de Vigilância Ambiental do órgão (Dival/SES-DF) desenvolve ações de controle da população de pombos  e ratos que podem transmitir doenças para a população. A Secretaria informa ainda que a Vigilância Ambiental não faz captura ou eliminação desses animais, porém, nas inspeções identifica a origem do foco e orienta a todos sobre as medidas a serem adotadas. São cuidados como não alimentar os animais e proteger o lixo, especialmente aquele produzido por comércios de alimentos. A melhor forma de prevenir, é manter o lixo fora de alcance desses animais e evitar entulhos onde eles possam se esconder.

As inspeções podem ser solicitadas pelos telefones 2017-1343/1344Ouvidoria 162 ou Disque Saúde 160.”

Pombos e Ratos transmitem doenças a humanos?

Sendo assim, as fezes de pombo podem transmitir um grande número de enfermidades. Entre elas, destacamos:

– Salmonelose – infecção bacteriana que causa vômito, febre e diarreia;

– Criptococose – micose fúngica, com alto grau de letalidade, caracterizada por lesões de pele similares a espinhas;

– Meningite – geralmente está associada à forma sistêmica da criptococose, ocasionando sintomas como rigidez na nuca, fraqueza, vômitos e sudorese noturna;

Além disso, os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.

Como podemos fazer a nossa parte para melhorar tal situação?

Dessa forma, a fim de diminuirmos a presença de ratos e pombos em Águas Claras, pequenas atitudes podem fazer a diferença!

O principal é não alimentar as aves. Ao dar de comer a um pombo, você acostuma o mesmo a viver ali
Evitar deixar as lixeiras abertas
Não deixar comida exposta em lugares abertos: Evite deixar restos de alimentos na mesa ou no chão
Bloquear ambientes com oportunidades para abrigos e ninhos
Manter terrenos e jardins limpos

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

O post Aumenta a presença de ratos e pombos em Águas Claras apareceu primeiro em DFÁguasClaras.

Verified by MonsterInsights